EDUCAÇÃO

Olimpíada de História e Aeronáutica mobiliza cadetes da AFA

Publicado: 2015-07-23 08:29:30
Desafio durou dois dias e envolveu 64 cadetes que buscaram conhecimentos sobre história militar e cultura aeronáutica

Brig Valadares entrega medalha  AFAPelo segundo ano consecutivo, os cadetes da Academia da Força Aérea (AFA) participaram da Olimpíada de História Militar e Aeronáutica, promovida pela instituição. A atividade, que aconteceu durante os dias 15 e 16 de julho, reuniu 64 cadetes agrupados em 16 equipes, batizadas com nomes de personagens históricos.

Os alunos encararam uma maratona que envolveu uma prova escrita de múltipla escolha, composta por 60 questões, baterias de quiz, apresentação sobre temas relativos à história e um desafio envolvendo charadas e monumentos da própria AFA. Foram respondidas mais de 140 questões que abrangeram assuntos de história militar da Antiguidade até a Idade Contemporânea e tópicos de cultura aeronáutica.

O Coronel da reserva Claudio Passos Calaza, que atua na Divisão de Ensino da Academia e é um dos organizadores da Olimpíada, explica que os objetivos da atividade são promover a história entre os cadetes e valorizar esse tipo de conhecimento para a formação dos futuros líderes militar. "A Olimpíada é uma atividade extracurricular que estimula os alunos a buscar leituras complementares e potencializa a autonomia didática na formação dos cadetes", afirma o Coronel Calaza.

A equipe campeã, denominada Coronel John Boyd em homenagem ao piloto e estrategista militar norte-americano, venceu na última rodada de perguntas da Olimpíada. O tema versava sobre as causas da derrota dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã.

Segundo o cadete Bunchaft, do 3º Esquadrão, um dos membros da equipe, esse tipo de iniciativa serve como pontapé inicial para que os cadetes procurem aprofundar seus conhecimentos em assuntos importantes e que não se esgotam naquilo que é passado em sala de aula. Ele destaca que o planejamento e o interesse em buscar sempre mais informações foram importantes para o bom desempenho da equipe. "Antes de sairmos para as férias de inverno, elencamos assuntos passíveis de serem cobrados e dividimos os tópicos entre nós. Eu me interesso muito por guerras da história antiga, como a do Peloponeso, e também aquelas do período moderno, pois envolvem aviação", explica o cadete.

As equipes que ficaram em 1º, 2º e 3º lugares receberam medalhas e livros didáticos.