ESPORTE

Major da FAB realiza travessia aquática do Leme ao Pontal no RJ

Publicado: 2015-07-16 07:43:00
A prova faz parte da preparação do militar para a travessia do Canal da Mancha em setembro

O Major especialista em   Aviões Adherbal Treidler de Oliveira, 45 anos, realizou no domingo (12/07) a travessia aquática do trecho “Leme ao Pontal” no Rio de Janeiro. O militar tornou-se o segundo atleta a realizar esse desafio. Ele largou às 2 horas da manhã e terminou às 11h23min, totalizando 34 km em 9 horas e 23 minutos.

A prova faz parte da preparação do esportista para a travessia do Canal da Mancha, que será realizada no início de setembro. O trecho entre o norte da França e o sul da Inglaterra é um dos mais difíceis da natação em águas abertas. O major será o 21° brasileiro a realizar o feito.

As condições encontradas na travessia do Leme ao Pontal são semelhantes as que serão enfrentadas durante a travessia do Canal da Mancha. “A importância para o Canal, foi fazer um pe
rcurso com uma distância e correntes bem próximas das que enfrentaremos no canal. Foi fundamental para testarmos o plano de alimentação e os intervalos das paradas, por exemplo”, comenta.

O major explica qual foi a maior dificuldade da travessia de domingo. “O maior desafio que encontrei foi a correnteza co
  ntrária presente em quase todo o trajeto. Cheguei a brincar com o meu técnico, vai ser com paciência e com sofrimento”, ressalta.

Para realizar esse tipo de prova, a preparação é intensa. A rotina de treinamentos conta com quatro horas diárias e dois treinos por dia em piscinas. Aos sábados, ele nada no mar. “A prova é 70% mental e 30% física. Eu tento não colocar o foco no problema e sim na solução. Para isso é preciso muita disciplina e nunca pensar em desistir”, finaliza.