DIA DO VOLUNTÁRIO SOCIAL
Sargento da FAB dá exemplo de dedicação ao próximo
Mesmo diante da pesada rotina militar, a Sargento da Força Aérea Brasileira (FAB) Renata Odival de Souza, do Comando-Geral de Apoio (COMGAP), encontra tempo certo em sua agenda para fazer o bem pelo próximo. Há um ano ela é fundadora e voluntária do grupo Panela do Bem, que distribui sopa, água, agasalhos e cobertores a uma média de 150 moradores de rua do Centro do Rio. “Estava numa roda de amigos, quando percebemos que nós queríamos dar sentido à vida, poder fazer alguma coisa por quem precisa”, explica a Sargento Renata.
A militar conta que teve de vencer o preconceito de muitas pessoas. “Muitos acham que estamos mantendo as pessoas na rua, mas na verdade, tem muita gente com trabalho, que tem família, mas que não pode voltar pra casa. A gente ouve muitas histórias. Seu Siri, por exemplo, perdeu a família no desastre do Morro do Bumba, virou alcoólatra e não consegue se aposentar, por isso mora na rua. No dia em que ele nos conheceu fez um pedido muito especial: uma oração”, diz emocionada.
Além do sopão, o grupo também ajuda mensalmente duas instituições do município de Duque de Caxias, um orfanato e uma instituição para deficientes físicos. É nas festas da família e de amigos que o grupo une à tradicional roda de samba a solidariedade.
“Cada um toca um instrumento e na roda de samba sempre tem espaço para doação. Na última festa arrecadamos mais de 60 fraldas geriátricas, além de outros itens de higiene, roupas e agasalhos.”
Para a voluntária, o que motiva a continuar seu trabalho é reclamar menos da vida, dar valor às coisas mais simples e aprender a ser feliz. “Depois que começamos a trabalhar na rua tudo sempre dá certo, tenho alcançado muitas vitórias”, conta.
O sonho da Sargento é, em até 5 anos, poder abrir uma casa que possa ajudar e estimular o trabalho da população de rua e poder transformar vidas.