OPERACIONAL

Base Aérea de Santos volta a receber exercícios militares

Publicado: 2015-06-26 16:41:05
Núcleo de Base Aérea de Santos volta ao status de Base Aérea

  A Base Aérea de Santos, localizada no distrito de Vicente de Carvalho, Município do Guarujá (SP), após sete anos como Núcleo de Base Aérea, volta a ter o status de Base Aérea.

O Núcleo de Base Aérea de Santos (NUBAST) foi implantado em 2007, quando as atividades de treinamento de pilotos de asas rotativas foram centralizadas em Natal (RN), consequentemente transferindo desta Base o 1°/11° Grupo de Aviação, Esquadrão Gavião, desativando assim as ações na Base Aérea. Em novembro de 2014, através da Portaria Ministerial n°1.909, o NUBAST é desativado sendo reativada, novamente, a Base Aérea de Santos (BAST).

Seis meses após sua reativação a unidade está pronta para receber um dos maiores deslocamento previsto para Força Aérea Brasileira no ano de 2015, o Exercício Caiçara 2015. São aproximadamente 400 militares que, desde o dia 22/06 (segunda-feira) ocupam as dependências da BAST para a realização dos Estágios de Intendência Operacional e de Engenharia Operacional.

  Segundo o Comandante da Base Tenente Coronel Carlos Alberto Panza Santos, um novo modelo de Base está sendo moldado: “Com o status de Base Aérea teremos uma estrutura para atender e receber unidades aéreas deslocadas, exercícios e operações, sem que haja nenhum esquadrão em operação na própria Base. O exercício Caiçara 2015, que está sendo realizado na própria Base Aérea, pela primeira vez, representa a nossa capacidade de apoiar. Não estamos medindo esforços para prestar todo suporte necessário às atividades do exercício”.

Atualmente a Base Aérea de Santos opera com cerca de cento e vinte militares e é subordinada ao Quarto Comando Aéreo Regional (IVCOMAR).

Para o Comandante do IV COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, a inovação administrativa será a marca da nova Base. "Os estágios marcam a reativação da Base Aérea de Santos, vocacionada ao apoio de qualquer exercício operacional da Força Aérea. A nova Base foi concebida com uma inédita estrutura organizacional, mais moderna e enxuta, caracterizada, principalmente, pelo baixo custo administrativo", destaca.

Veja o vídeo sobre a reativação da Base Aérea de Santos: