CONCURSO

Escola Preparatória de Cadetes do Ar encerra inscrições na próxima quinta-feira (11/06)

Publicado: 2015-06-07 07:59:31
Os interessados têm até as 15h do dia 11 de junho para se candidatarem a uma das 180 vagas

  Terminam na próxima quinta-feira (11/06), às 15h (horário de Brasília-DF), as inscrições para o concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Os interessados em concorrer a uma das 180 vagas oferecidas para 2016 podem se inscrever no endereço eletrônico www.epcar.aer.mil.br; a taxa é de R$ 60,00. A seleção é voltada para jovens com ensino fundamental completo, que não tenham menos de 14 anos de idade e nem 19 anos completos até o dia 31 de dezembro de 2016.

O processo seletivo é composto de provas escritas (Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa e Redação), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental.

As provas escritas ocorrerão no dia 02 de agosto de 2015 nas seguintes localidades: Belém (PA), Recife (PE), Natal (RN), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Barbacena (MG), São Paulo (SP), Pirassununga (SP), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Manaus (AM), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO).

Se aprovado em todas as etapas, o candidato fará o Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) na EPCAR, em Barbacena (MG), por três anos. O curso é equivalente ao ensino médio regular do Sistema Nacional de Ensino.

Os alunos da EPCAR são considerados praças especiais e recebem auxílio financeiro, alimentação, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária durante todo o curso e têm moradia na escola. Após a conclusão com aproveitamento, eles receberão certificado de conclusão do Ensino Médio e do CPCAR.

Aqueles que concluírem o CPCAR com aproveitamento e, também, forem considerados “APTOS” na inspeção de saúde, no exame de aptidão psicológica, no teste de avaliação do condicionamento físico e no teste de aptidão para a pilotagem militar (TAPMIL) poderão concorrer ao número de vagas previsto para o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), da Academia da Força Aérea (AFA).

Conheça um pouco sobre a rotina da EPCAR no vídeo abaixo: