Esquadrilha da Fumaça tem novo Comandante

Publicado: 2009-01-05 16:29:00

Passagem de comandoO Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido também como Esquadrilha da Fumaça, recebeu na sexta (19) seu novo Comandante, o Tenente-Coronel Aviador José Aguinaldo de Moura. A solenidade militar de passagem do cargo foi realizada às 10h30, na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, São Paulo. Em cerimônia presidida pelo Comandante da AFA, Brigadeiro-do-Ar Marco Antonio Carballo Perez, o cargo foi transmitido pelo Tenente-Coronel Aviador Alberto das Neves Neto, que comandava a esquadrilha desde 20 de dezembro de 2006.

Um dos destaques da solenidade foi a passagem de liderança do EDA nos ares. Seis pilotos da Esquadrilha da Fumaça iniciaram o vôo comandados pelo Tenente-Coronel Neves Neto, que logo entrou em dorso, retirando-se da formação, dando lugar ao Tenente-Coronel Moura, que tomou posição de liderança no grupo para dispersão e pouso. 

Passagem de comando do EDA acontece em vôoNo momento da passagem, os dois instrumentos de comunicação em vôo dos Comandantes substituto e substituído foram colocados em freqüência tática, e todos os convidados puderam acompanhar a passagem do cargo. Em seguida, o líder substituído fez a dispersão da Esquadrilha para realizar as manobras de despedida, ao som do Hino dos Aviadores.

Os pilotos da equipe que voaram com o Tenente-Coronel Neves Neto durante seu comando prestaram-lhe uma homenagem acionando, em solo, a liberação de fumaça, símbolo que identifica a Esquadrilha nos mais distantes rincões do Brasil e do mundo, enquanto a aeronave do líder que se despedia passava em frente às demais para estacionar.

Após a entrega do distintivo de líder do EDA pelo Comandante substituído ao seu substituto, ambos passaram em revista à tropa. Em seguida, apresentaram-se ao Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, que representou o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro-do-Ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, Comandante Operacional do EDA.

Revista à tropa
Em um discurso emocionado, o Tenente-Coronel Neves Neto, se despediu do Esquadrão, relembrando acontecimentos marcantes em seu comando, como uma situação ocorrida em 2007, no Uruguai, após uma demonstração para mais de 80.000 pessoas. “Fomos chamados pelo embaixador brasileiro junto ao Mercosul, Régis Percy. Ele transmitiu à equipe uma mensagem que ficará marcada para sempre em todos os nossos corações. Disse ele: ‘A Força Aérea realiza em 10 minutos de vôo, o que a diplomacia não alcança em 10 anos!’”.

Encerrando a cerimônia, foram proferidas palavras do Comandante Operacional do EDA, Major-Brigadeiro Azevedo, pelas quais foi externada sua admiração e seu respeito pelo “brilhante e eficaz” comando da Esquadrilha da Fumaça, exercido durante dois anos pelo Tenente-Coronel Neves Neto, e os votos de sucesso ao novo comandante.

O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, como o Deputado Federal Nelson Marquezelli, a Deputada Federal Luciana Costa, o Major-Brigadeiro-do-Ar Alberto Baltar e o Brigadeiro-do-Ar Emílio Henrique Catramby.

Ten Cel Moura, novo comandante do EDA
Na foto acima,  Tenente-Coronel Aviador José Aguinaldo de Moura, novo Comandante do EDA