ENSINO

Aluno da EPCAR é premiado em Olimpíada de Língua Portuguesa

Publicado: 2015-01-08 16:33:00
Estudante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar escreveu sobre a cidade de Barbacena (MG)

Aluno premiado  Verônica Manevy O Aluno Gabriel Schincariol Cavalcante, da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), foi premiado na 4ª edição da Olimpíada da Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”. Ele ficou entre os 38 finalistas da competição que reuniu mais de 5 milhões de inscritos.

Dividida em quatro categorias, a Olímpiada definiu como tema “O lugar onde vivo”. Os participantes puderam narrar histórias através de poema, memórias literárias, crônica ou artigo de opinião.

Orientado pela Professora de Língua Portuguesa da EPCAR, Tenente Clara Araújo de Matos, o Aluno Gabriel Cavalcante escreveu um artigo sobre a cidade de Barbacena, onde está situada a escola. O texto propunha uma visão diferenciada da cidade mineira.

Para Gabriel, um dos momentos mais gratificantes para o aluno foi a participação em oficinas e debates realizados durante a fase semifinal. “Conhecemos uma equipe incrível que coordenou o projeto e pessoas de todo Brasil, unidas pelas palavras”. Segundo o Aluno, a Olimpíada ainda reservou momentos de emoção até o último instante: “Na última categoria, no último nome chamado, fui nomeado um dos vencedores”, relembra, emocionado.

O artigo foi registrado na coletânea com edição exclusiva e limitada contendo as obras de todos os finalistas: “Foi uma Olimpíada feita para quem queria e tinha algo a dizer – escrever. Eu, mesmo sem ter algo a dizer, estou sempre escrevendo. Escrever para mim é um prazer,” comemora.

Homenagem - Além do incentivo para a participação do corpo de alunos em competições científicas e olimpíadas, a EPCAR também incentiva a capacitação de seu quadro profissional. Formado por especialistas, mestres e doutores, o corpo docente da EPCAR recebeu o devido reconhecimento por sua capacitação em 2014, destacando-se o prêmio obtido pelo Professor Patrício Aureliano Silva Carneiro. Como resultado de sua tese de doutorado, desenvolvida no Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Professor recebeu o Prêmio UFMG de Tese, concedido anualmente às melhores teses de doutorado analisadas por aquela instituição de ensino.

Para o Professor Patrício, a relevância desse prêmio encontra-se na oportunidade de elevar o nome da EPCAR, contribuindo igualmente para a obtenção de uma melhor qualificação profissional, fator que constitui um diferencial no trabalho em sala de aula: “É muito importante construirmos um trabalho e termos a oportunidade de aplicá-lo em nossa atividade profissional”, acrescenta.