TRÁFEGO AÉREO
Militares da Aeronáutica são condecorados no Paraguai
A Direccion Nacional de Aeronautica Civil (DINAC) - agência do governo paraguaio responsável pela aviação civil - condecorou (10/12) militares da Aeronáutica brasileira com a medalha "DINAC Honor al Merito".
Em cerimônia realizada no auditório da instituição foram agraciados pelo Ministro de Defesa do Paraguai, General Bernardino Soto Estigarribia, o Coronel Aviador Luiz Ricardo de Souza Nascimento, adjunto do chefe do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o Coronel Aviador Airton Miguel Yasbeck Junior, chefe da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) no Paraguai, o Major Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Sandro Roberto Nobre e o Suboficial Controlador de Tráfego Aéreo José Carlos Barreto Rezende.
As homenagens foram prestadas pelos serviços e apoio contínuo à formação e capacitação de pessoal técnico do Paraguai e pelo apoio destinado à DINAC. Estiveram presentes à cerimônia o presidente da DINAC, Luis Manuel Aguirre Martinez, a diretora do Instituto Nacional de Aeronáutica Civil do Paraguai (INAC), Maria Regina Valiente Gaona, membros da aviação paraguaia e militares e civis da MTAB.
A Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) no Paraguai é a missão mais antiga da FAB no exterior e tem por intuito executar as atividades estabelecidas no Acordo Nº 55 de 10 de março de 1982, firmado entre a República Federativa do Brasil e a República do Paraguai.
No início da década de 1980, com a aquisição de nove aeronaves Xavante pela Força Aérea Paraguaia - montados sob licença da Embraer - e de novos radares e sistemas de comunicações, o governo brasileiro implementou uma política de cooperação e intercâmbio com o país vizinho.
Nesse contexto, foi criada a Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) em quatro de maio de 1982 com o objetivo de cumprir o Acordo de Cooperação, no qual a Força Aérea Brasileira se comprometeu a prestar assessoramento técnico, operacional e administrativo ao então Comando da Aeronáutica Paraguaio.
Ao longo desses últimos 30 anos de existência, novos Acordos e Memorandos foram firmados entre os dois países, com objetivos que vão desde o combate ao tráfego de aeronaves envolvidas em atividades ilícitas transnacionais, até o suporte logístico de equipamentos, materiais e serviços, ampliando a área de atuação da Missão Técnica.