CULTURA

Museu Aeroespacial lança livro de fotos aéreas do Rio de Janeiro

Publicado: 2014-12-18 15:15:30
O livro “O Rio pelo alto” conta com fotografias das décadas de 30 e 40

CAPA DO LIVRO  MUSEUO Rio de Janeiro completará 450 anos em 2015 e, dentre as atrações programadas, a editora ID Cultural antecipa-se aos festejos, com o lançamento do livro “O Rio pelo alto”. A publicação é composta por fotos aéreas tiradas pelos oficiais e alunos das antigas Escolas de Aviação Militar, formadas pela Aviação Naval e do Exército, além da Escola de Aeronáutica, entre as décadas de 30 e 40. As fotos integram o legado do acervo do Arquivo Histórico do Museu Aeroespacial (MUSAL). O “O Rio pelo alto” foi lançado na noite do dia 11 de dezembro, no Rio de Janeiro.

Para a idealização da obra, organizada e textualizada por Patrícia Pamplona e Joaquim Marçal Ferreira de Andrade, foi realizado um trabalho com a direção e as divisões de Museologia e Comunicação Social do MUSAL, durante de seis meses. A partir daí, foi feita a seleção e preparo de fotos, dentro de um arquivo de sete mil imagens raras e únicas. Escolhidas as fotos e encaminhada à pesquisa histórica para a elaboração da apresentação do livro, passou-se à fase do lançamento da obra. "Essa foi uma valiosa fonte de consulta para todos os segmentos da sociedade", afirma o Brigadeiro do Ar Márcio Bhering Cardoso, Diretor do MUSAL.

O patrimônio cultural herdado pelo MUSAL conta com cerca de 250 mil itens entre documentos icnográficos, vídeos, indumentárias, mobiliários, além de suas 138 aeronaves. O acervo faz do Museu uma fonte para continuação da história do Rio de Janeiro e desenvolvimento de novos temas.