BINFAE- RJ completa dois anos
“Fico imensamente feliz de sentir o orgulho do pessoal que trabalha no BINFAE- RJ. Há uma diferença no semblante de cada um, um misto de orgulho e espírito militar”, resumiu o Comandante do Binfae-RJ, Tenente-Coronel Cláudio da Silva Esteves, após a formatura militar realizada na sexta-feira, dia 5 de dezembro, no pátio do Terceiro Comar, no Rio de Janeiro.
A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Subdepartamento de Tecnologia do DECEA, Brigadeiro José Luíz Villaça Oliva, e contou com a presença do Chefe interino do Estado-Maior do III COMAR, Coronel Miguel Geraldo dos Santos, do Chefe de Gabinete, Coronel Marcus Vinícius Lima de Amorim, além de oficiais, comandantes e integrantes da época do então Batalhão de Guarda, e do posterior Batalhão de Infantaria.
“Foi um período de desafio e muito trabalho. Só no ano de 1999 realizamos 1380 missões externas. Nessa fase também iniciamos o processo de criação do Binfae-RJ”, disse o Cel Inf José William Rocha Matos, homenageado juntamente com o Coronel Hermes de Souza Passos, ambos ex-comandantes do BINFA-13.
A solenidade de aniversário também premiou o graduado e o soldado padrão. Foram escolhidos por meio de conselho operacional dentre os 1327 militares do Batalhão, o 3S SGS Francisco Cláudio Morais de Abreu e S1 SGS Pablo Alencar de Souza: “Ser reconhecido dá inspiração e vontade de trabalhar, além de ser um incentivo aos outros a seguirem o padrão”, afirmou logo após ser homenageado.
Os militares que há anos se dedicam ao BINFAE-RJ e à Força Aérea também receberam uma homenagem especial. O 1S SGS Wilson Francisco do Amaral Junior e o 1S SGS Ailton Quirino da Silva, foram condecorados pelo Brig Ar Villaça com a medalha por tempo de serviço terem completado 20 anos de serviços prestados.
No encerramento, incorporou à tropa o grupamento de oficiais e graduados da reserva que fizeram parte da história do Batalhão, que emocionados, marcharam vibrantes na comemoração de mais este marco.