MÊS DA ASA
Gari vence corrida da Aeronáutica em Matupá (MT)
Com o tempo de 31minutos e 32 segundos, o atleta Geilton Bezerra da Silva, 40 anos, sagrou-se campeão geral masculino da 2ª Edição da Corrida “Asas que protegem o País”, promovida pelo Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV). A corredora Irene Vieira ficou com o título geral na categoria feminino. A disputa foi realizada no domingo (12/10) na cidade de Matupá, no Mato Grosso.
“A subida foi a pior parte do percurso, mas estava bem preparado”, afirmou Geilton, que atua como gari na cidade de Colíder (MT). “Já aproveito para treinar no serviço”, brinca o corredor. Com um tênis simples e roupa doada por um empresário, Geilton dominou a prova do início ao fim. A vitória foi mais uma na galeria do atleta. Em apenas um ano e sete meses de participações em corridas, ele já coleciona 13 títulos no estado do Mato Grosso.
O evento agitou o pacato município de Matupá, com cerca de 15 mil habitantes, e atraiu pessoas de todas as idades. Moradora da cidade, Lúcia Pereira da Silva, de 67 anos, se inscreveu na prova de caminhada, com um percurso de cinco quilômetros. A aposentada participou com mais duas amigas frequentadoras da entidade local Associação Tia Celina da Terceira Idade. “Pratico o esporte há oito anos. Faz muito bem para a minha saúde. Sinto-me muito mais disposta no dia a dia”, explica.
A corrida também teve uma versão para o público infantil. Em um percurso de 1,5 km, as crianças puderam mostrar suas qualidades. Antonio Henrique da Silva Costa, 14 anos, levou a medalha no masculino. Jakelyne Costa de Jesus, de 12 anos, foi a campeã no feminino. “Esta é a primeira vez que corro, não esperava ganhar. Estou muito feliz”, diz a jovem.
Na classificação entre os militares do efetivo do CPBV, o Soldado Lucas de Oliveira Biesek ficou com a primeira colocação. O segundo lugar foi para o Sargento Nilton Muniz de Almeida e o terceiro para o Tenente-Coronel Aviador Daniel Petrius, vice-diretor do CPBV. Também sagraram-se campeões os atletas David Ivo, no masculino, categoria acima de 40 anos; e Maria Aparecida Teixeira Viturião, no feminino, categoria até 40 anos.
Futebol
Dando sequência às comemorações do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, o CPBV promoveu, entre os dias 6 e 10 de outubro, o torneio de Futebol de Salão (FUTSAL) na cidade de Guarantã do Norte (MT), reunindo seis municípios matogrossenses. A campeã foi a equipe da cidade de Matupá. O time bateu Terra Nova por 6 a 3 na final. A FAB ficou em quarto lugar. O soldado Sebastião Oliveira, do efetivo do CPBV, garantiu a artilharia do campeonato com 11 gols. “Esse título é fruto de muito trabalho”, analisou o militar.