LIDERANÇA

Estudante vira comandante por um dia em São Paulo

Publicado: 2014-10-13 09:51:00
Projeto autoridades mirins estimula exercício da cidadania e conhecimento de instituições

Crianaças visitam Gabinete do Comandante  Sd Rocha / IV COMARA estudante Tauane Silva Santos,11 anos, tornou-se “comandante por um dia” do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), em São Paulo. A jovem foi recebida com desfile militar e solenidade de passagem de comando na quarta-feira (08/10). A iniciativa faz parte do Projeto Autoridades Mirins, coordenado pela prefeitura de Barueri, na região metropolitana, e com a participação da unidade da FAB em São Paulo.

Em seu discurso de posse simbólica, a comandante mirim falou sobre a admiração pelo trabalho da Força Aérea Brasileira. "Tenho a honra de representar no projeto uma das instituições mais respeitadas do nosso país", afirmou. "Meu sonho é conhecer uma aeronave de perto”.

Selecionadas em escolas públicas, 35 crianças do ensino fundamental entre 09 e 11 anos conhecem as responsabilidades e atribuições dos líderes das organizações participantes ao longo de um ano. Desde 1997, o projeto busca estimular o exercício da cidadania e permite conhecer o trabalho de instituições como, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Marinha, Exército, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tribunal de Justiça de São Paulo.

De acordo com Jaqueline do Carmo, uma das organizadora do Programa Autoridades Mirins, a sociedade se constrói com pessoas conscientes de seus direitos e deveres. "Durante a infância podemos ensiná-los e orientá-los de maneira lúdica", destacou.

Além da solenidade e desfile militar, as crianças do projeto visitaram as instalações do IV COMAR e do Batalhão de Infantaria Bandeirante, da Base Aérea de São Paulo. Elas também conheceram aeronaves que estavam em exposição.