ESPORTE

Equipe da FAB é destaque em campeonato de paraquedismo

Publicado: 2014-08-05 12:04:10
Equipe Falcões foi a melhor entre as equipes militares no Campeonato Brasileiro de Formação em Queda Livre

Falcões  2º Sgt Roberto CarvalhoA Equipe de Salto Livre FALCÕES, composta por militares da Força Aérea Brasileira, conquistou a melhor posição entre as equipes militares e o segundo lugar na Categoria Sênior no Campeonato Brasileiro de Formação em Queda Livre (FQL) 2014. A competição foi realizada no Centro Nacional de Paraquedismo, na cidade de Boituva (SP), entre os dias 29 e 31 de julho.

Os militares da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) participaram também da equipe campeã na disputa de Formação em Queda Livre para oito paraquedistas (FQL-8), que é composta por civis e militares.

O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Paraquedismo (CBPq), reuniu 65 atletas civis de todo o País e do exterior, além de militares das Forças Armadas e contou com o apoio de várias aeronaves do tipo Caravan.

A equipe da FAB é composta pelo Capitão Gabriel, Sargento Rodrigo e Sargento Antônio, do efetivo da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA); pelo Capitão Marconi, do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica (CPORAER); e pelo Sargento Roberto Carvalho, do Esquadrão Puma (3º/8º GAv).

FQL-4

A competição (FQL-4) consiste na formação do número máximo de figuras pré-estabelecidas, a serem realizadas pelos quatro paraquedistas, na altura de 3.500 metros, em um intervalo de 35 segundos, a contar da saída da aeronave.

A pontuação é computada por meio da análise da filmagem realizada pelo quinto elemento: o camera-man, atleta imprescindível que precisa estar em total sintonia com os 4 atletas que executam as diversas formações rasgando o céu em plena queda livre a aproximadamente 220km/h.

Pra chegar a tal nível de qualidade, os atletas contam com o apoio de aeronaves militares como C-95 (Bandeirante) e C-105 (Casa) e aeronaves civis como Caravan e Grand-Caravan para realizarem saltos, além de treinamentos em túneis de vento no Brasil e no exterior.

Assista ao programa FAB EM AÇÃO sobre a Equipe Falcões: