ÁGATA 8

Força Aérea realiza apreensão de drogas durante operação em Manaus

Publicado: 2014-05-21 09:29:54
Cães de Guerra do Batalhão de Infantaria Especial são utilizados no combate ao narcotráfico na região

  Militares do Batalhão Uiruuetê da Força Aérea Brasileira (FAB) apreenderam 16 quilos de entorpecentes, na noite de domingo (18/05), em operação conjunta realizada no Porto da Ceasa, zona sul da capital do Amazonas. Utilizando Cães de Guerra do Batalhão de Infantaria Especial de Manaus (BINFAE-MN), a Aeronáutica fiscaliza, desde o início da Operação Ágata 8, as embarcações que chegam ao local.

O ilícito foi detectado pela cadela Hanna, animal treinado pelo batalhão para a realização de atividades policiais. O trabalho com os cães começa quando os animais ainda são filhotes e segue com treinamento constante até as idades limites para essas funções, na faixa de 6 a 8 anos. O BINFAE-MN possui cães da Belga Malinois, raça mais indicada para a função, além de pastores alemães e belgas que também desempenham bem as missões policiais.

Os animais são acompanhados e recebem cuidados constantes de um veterinário e de adestradores. "Escolhemos filhotes das raças mais adequadas e com mais aptidão para o treinamento. Para os cães, o trabalho é como se fosse uma brincadeira, pois os preparamos para associarem o cheiro dos entorpecentes ou de explosivos, por exemplo, ao de seus brinquedos. Dessa forma, os animais acreditam ir atrás do brinquedo e não dos produtos", explica o chefe do Pelotão de Cães de Guerra, Tenente Veterinário Carlos Alberto Jatobá Lima.