ÁGATA 8

FAB transporta comitiva de estrangeiros em visita à fronteira sul do país

Publicado: 2014-05-15 09:24:13
Objetivo é fortalecer o intercâmbio e estimular a troca de experiências entre as nações no combate aos ilícitos

  Uma comitiva de militares da Argentina, Uruguai e Chile decolou nesta quarta-feira (14/05) da Base Aérea de Canoas (BACO), com destino à Base Aérea de Santa Maria (BASM), com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido pelas Forças Armadas brasileiras no combate ao narcotráfico durante a Operação Ágata 8. A bordo do C95-Bandeirante da Força Aérea Brasileira (FAB), os visitantes seguiram ainda para São Borja (RS), onde acompanham as ações das tropas na região de fronteira.

Segundo o Capitão-de-Mar-e-Guerra Jaime Pacheco, do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Chile, a visita é uma oportunidade de estreitar os laços entre as nações e desenvolver a relação de intercâmbio no controle das fronteiras dos países. “Esperamos aprender como as Forças Armadas brasileiras estão fazendo no combate contra o narcotráfico. Mesmo não tendo fronteira com o Brasil, é importante participar conjuntamente nas operações, acompanhar os trabalhos, e conhecer as atividades empregadas sobre o que realmente acontece nas fronteiras para a aplicação na segurança das regiões fronteiriças do Chile”, explicou o militar.

“Nossa intenção é conhecer como o Brasil trabalha na proteção de suas fronteiras para que, dentro das possibilidades legais no Uruguai, aplicarmos em nosso país o que foi verificado na operação”, destacou o Coronel Juan Rodrigues, 2º Comandante da Divisão do Exército 3 do Uruguai.