COPA 2014

Operação Araucária reúne três mil militares em Curitiba

Publicado: 2014-05-12 16:07:14
Objetivo é preparar as tropas que serão empregadas no Estado do Paraná durante a Copa do Mundo

  Começou nesta segunda-feira (12/05), em Curitiba (PR), a Operação Araucária que reúne cerca de três mil militares. O objetivo é preparar as tropas das Forças Armadas que serão empregadas de forma integrada com as Forças de Segurança Pública do Estado do Paraná na Copa do Mundo.

A operação, que segue até o próximo sábado (17/05), irá ativar temporariamente o
Centro de Coordenação de Defesa de Área (CCDA), além de testar os processos de comando e controle e treinar as diversas tropas que vão atuar na cidade durante os jogos. Estão previstas diversas ações como a retomada de uma aeronave sequestrada e a liberação de reféns em ônibus e hotel, com o acionamento em situação de sobreaviso, cerco e negociação. Além disso, será realizada também a execução da varredura da Arena Curitiba (local onde serão realizados os jogos) contra possíveis ataques biológicos, químicos, radiológicos e nucleares.

Apesar de toda a mobilização, a operação não deve mudar rotina da cidade. “O objetivo é que todo o treinamento seja realizado sem causar nenhum problema para a população”, afirma o Major-Brigadeiro do Ar Roberto Carvalho, Coordenador do CCDA.

O treinamento envolve também a participação dos seguintes órgãos: Polícia Federal, INFRAERO, SAMU, Guarda-Municipal de Curitiba e São José dos Pinhais, Polícias Civil e Militar do Paraná.