SOCIAL

Hospital de Campanha da Aeronáutica tem recorde de atendimento em Belo Horizonte

Publicado: 2014-05-12 17:55:38
Em cinco dias, cerca de 6 mil pessoas foram atendidas na região do Barreiro de Baixo

O Hospital de Campanha da Aeron  áutica (HCAMP), instalado na região do Barreiro de Baixo em Belo Horizonte, encerrou nesta sexta (09/05) suas atividades e superou a expectativa de atendimentos. Em 5 dias de atividade, quase 6 mil pessoas se consultaram nos 16 módulos do HCAMP, divididos nas especialidades de clínica médica, ginecologia, angiologia, dermatologia, neurologia, cardiologia, cirurgia geral, otorrinolaringologia, ortopedia, proctologia, urologia, gastroenterologia, além de exames de ultrassonografia e atendimentos odontológicos. Cerca de 35 mil medicamentos foram dispensados gratuitamente para a população neste período. Ao longo da semana, também foi realizada no HCAMP coleta de sangue em parceira com o Hemominas, além de visitas guiadas de alunos da PUC-Minas e da Unifenas.

Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a instalação do Hospital em Belo Horizonte faz parte do treinamento em saúde operacional dos médicos, dentistas e farmacêuticos, aprovados em concurso público, que realizam o Curso de Adaptação Militar no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR).

“Já havia atendido a comunidades carentes em periferias, mas só o fato de poder fazê-lo pela Força Aérea Brasileira aumenta ainda mais o sentimento de patriotismo”, conta o Tenente Ortopedista Alex Santos Araujo. “Estar aqui com colegas de todo o país se empenhando num trabalho de equipe para ajudar nossos irmãos de pátria é algo inesquecível”, completa ele, que se emocionou com a gratidão dos pacientes.

As consultas e exames realizados no HCAMP foram pré-agendados pelos centros de saúde da capital. Após o atendimento, os pacientes receberam encaminhamento para continuarem seus tratamentos na rede municipal de saúde. Para o Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Robson Grandelle, a integraçao com outros órgaos de saúde é fundamental. "Além de proporcionar o treinamento militar aos futuros oficiais, a FAB acredita na parceria com a Prefeitura como uma oportunidade de ampliar o atendimento médico-odontológico gratuito à população”, finaliza.