ESPORTE

Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial é palco da final da Superliga B de Vôlei

Publicado: 2014-04-16 15:21:14
Time de São José garantiu vaga na elite do vôlei nacional. O DCTA apoiou a equipe durante toda a competição

O Departamento de Ciência e TecnEquipe do São José vai disputar a Série A em 2015  Tião Martinsologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos (SP), foi palco no último sábado (12/04) da final da Superliga de Vôlei Masculino Série B. Diante de um público de mais de 1.300 pessoas, o São José venceu o Voleisul, de Novo Hamburgo (RS), por 3 a 1 – parciais de 22/20, 21/17, 20/22 e 21/16 – e garantiu o acesso à elite do vôlei nacional no próximo ano.

O treinador da equipe de São José, Reinaldo Bacilieri, agradeceu ao DCTA pelo apoio durante a competição. “Tenho que agradecer ao DCTA por ter permitido que treinássemos e jogássemos nas suas instalações este ano, o que fez toda a diferença na nossa preparação. Isso é uma conquista de quatro anos de muito trabalho”, comentou.

Na competição do ano passado, o time da região do Vale do Paraíba ficou com o terceiro lugar. Este ano, o São José mandou seus jogos no Ginásio do DCTA e chegou à primeira colocação com uma excelente campanha. Foram 17 partidas disputadas, com 13 vitórias e quatro derrotas. O levantador Pedrinho, um dos destaques da equipe, garante que o título da Superliga B foi a concretização de um sonho. “Nos últimos anos nós ganhamos alguns títulos que nos trouxeram até aqui. Agora, estamos na elite do voleibol”, afirmou.

Torcida
Apesar do sábado chuvoso na cidade, a torcida compareceu em grande número ao ginásio do DCTA para prestigiar o acesso do São José à Série A. A comerciante Juliana de Souza Alves, 23, é uma das fãs da equipe. Para ela, assistir às partidas do time local é contagiante porque é a modalidade esportiva de maior destaque na cidade. “Para nós, não é comum assistir a uma de nossas equipes se destacar em nível nacional e chegar à final de um campeonato”, comemorou.

O economista Flávio Maciel Tavares, 54, vibrou durante os quatro sets da partida e já faz planos de comparecer aos jogos do time na Série A. Para Flávio, que chegou a ser jogador profissional na década de 80, assistir a jogos de vôlei tem um gosto especial. “Quando vejo os rapazes dentro de quadra, me vejo com 25 anos de idade”, relembra Tavares.

São José Vôlei ganha Superliga no ginásio do DCTA  Tião Martins
O jogo

A partida começou equilibrada, com as duas equipes buscando a vitória o tempo todo. No início, o time visitante conseguiu abrir uma vantagem de dois pontos. A equipe de São José, porém, reagiu e fechou o primeiro set em 22 a 20. O início da segunda etapa da partida também foi nivelado. Apostando forte nos bloqueios, o São José conseguiu levar a melhor e venceu com boa folga no placar: 21 a 17.

No terceiro set a equipe de Novo Hambu
rgo voltou determinada a diminuir a vantagem do São José. Para o time da casa era a chance de ficar com o título e se os gaúchos vencessem o set, a partida poderia ter um novo rumo. Apesar de os anfitriões terem igualado o marcador em 20 a 20, foram os visitantes que fecharam o set por 22 a 20. Na última etapa, a torcida empurrou os jogadores, que deram a resposta dentro da quadra. Com bons bloqueios e contra-ataques, o time do São José esteve sempre à frente no placar na última etapa do jogo e venceu por 21 a 16, garantindo o título e o acesso à Série A da Superliga de Vôlei em 2015.