COMANDO

Operações conjuntas e logística operacional do Ministério da Defesa têm novos chefes

Publicado: 2014-04-08 13:33:00
De 2002 a 2013, o Ministério da Defesa realizou 35 exercícios combinados e conjuntos

  Agência Força Aérea/Sgt RezendeOficiais-generais assumiram nesta segunda-feira (07/04) dois órgãos do Estado-Maior Conjunto das  Forças Armadas do Ministério da Defesa (EMCFA) em cerimônia presidida pelo Ministro da Defesa, Celso Amorim. A Chefia de Logística (CHELOG) passa a ser comandada pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira, e a Chefia de Operações Conjuntas (CHOC), pelo Almirante-de-Esquadra Ademir Sobrinho.

 

Participaram da solenidade oficiais-generais e membros do Alto Comando da Aeronáutica, do Exército e da Marinha.

A área de logística tem como responsabilidade o assessoramento do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (ECMFA) nos assuntos relativos à logística, mobilização e serviço militar, propondo ações e acompanhando projetos do setor, incluindo tecnologia militar. “Nossa missão é unir as funcionalidades, o que houver de comum entre as três forças para que possamos aproveitar da melhor maneira possível, economizando recursos e agilizando o apoio em caso de conflito”, afirma o Tenente-Brigadeiro Machado. Assista ao vídeo.

Antes de assumir a CHELOG, o Tenente-Brigadeiro Machado foi Diretor-Geral do Departamento de   Agência Força Aérea/Sgt RezendeCiência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Vice-Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Comandante de Defesa Aeroespacial Brasileira (COMDABRA) e Comandante da III Força Aérea, unidade da FAB responsável pelo gerenciamento dos esquadrões que operam aeronaves de caça. 

Operações Conjuntas- A Chefia de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas é o órgão interno do Ministério da Defesa que presta assessoria ao EMCFA, por meio da coordenação de diretrizes de planejamento, execução e acompanhamento de temas voltados ao preparo e emprego conjunto das Forças Armadas, inclusive em operações de paz.

De 2002 a 2013, o Ministério da Defesa realizou 35 exercícios combinados e conjuntos. De acordo com o Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Machado Vieira, que deixa o cargo para assumir na sexta-feira (11/04) a chefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), esses exercícios promoveram um amadurecimento muito grande das Forças Armadas para a atuação conjunta. “Como resultado de todo esse esforço, temos hoje uma sistemática de planejamento estratégico e operacional conjunto estabelecida e praticada no nosso dia a dia”,   Agência Força Aérea/Sgt Rezendeafirmou o oficial-general.

Durante os 18 meses no comando da CHOC, esteve à frente de operações envolvendo as Forças Armadas no Brasil e no Exterior. Destacam-se as Operações Ágata, realizadas na fronteira continental, o envio dos batalhões brasileiros para a missão de paz no Haiti e dos militares da Marinha na Força-Tarefa Marítima no Líbano, a UNIFIL. Além disso, as ações de defesa das Forças Armadas nos grandes eventos e em momentos de calamidade pública. “Hoje a participação das Forças Armadas na vida nacional é muito grande. Isso nos traz com certeza um legado fantástico de podermos planejar a atuação. A Força Aérea com suas aeronaves, o Exército com as tropas terrestres e a Marinha com seus navios, ou seja, cada um com sua participação mas sempre com uma direção única do Ministério da Defesa por meio dos Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas”, avalia.