RECONHECIMENTO

Núcleo do Hospital da FAB em SP participa de processo de certificação de qualidade

Publicado: 2014-04-03 10:48:34
Obtenção da acreditação da Joint Commission International colocará o NuHFASP no mesmo nível de qualidade das melhores instituições de saúde do mundo

Palestra dada pelo TCel Farn R1 Luis Carlos  NuHFASPO Núcleo do Hospital de Força Aérea de São Paulo (NuHFASP) recebeu, entre os dias 24 e 27 de março, educadores do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), representante no Brasil da Joint Commission International (JCI), primeira empresa mundial de acreditação de instituições de saúde, responsável pela certificação da qualidade de cerca de 19.000 instituições nos EUA e com atuação em 34 países.

Os educadores visitantes realizaram avaliação diagnóstica em relação ao processo de acreditação internacional pela JCI, reconhecimento mundialmente valorizado e usado como parâmetro para a escolha de hospitais seguros. A obtenção desta acreditação colocará o NuHFASP no mesmo nível de qualidade das melhores instituições de saúde do mundo.

O processo foi iniciado em novembro de 2012, quando foram apresentadas as diretrizes gerais do contrato de despesa entre a Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA) e o CBA, visando o assessoramento e acompanhamento na implantação inicial, educação e preparação para a acreditação internacional de sete Organizações de Saúde da Aeronáutica (OSA).

Essa segunda avaliação contou com uma equipe composta por médicos, enfermeiros, administradores e observadores da CBA, além do Coronel Intendente da Reserva Luiz Carlos Monteiro, representante da DIRSA.

O processo de avaliação utiliza a metodologia de rastreamento e permite detectar falhas em processos assistências vitais para a segurança do paciente, permitindo assim, que o NUHFASP aprimore continuamente seus processos em prol da qualidade dos serviços prestados e da segurança dos usuários do Sistema de Saúde da Aeronáutica, o SISAU. Em 30 dias será enviado um relatório de avaliação diagnóstica.