CURSO

Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos realiza curso de fator humano

Publicado: 2014-04-02 16:57:56
As aulas serão ministradas pela professora visitante do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Doutora Katherine Andrea Lemos, Ph. D. em Psicologia Social pela Universidade de Iowa (EUA)

  De 7 a 12 de abril, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) promove o curso de Fatores Humanos na Segurança de Aviação (Human Factors in Aviation Safety), em Brasília. O curso será desenvolvido na Língua Inglesa e busca atualizar conhecimentos de pilotos, controladores de voo, psicólogos, investigadores e outros profissionais que lidam com a segurança operacional de aviação.

Com carga horária de 40 horas, as aulas serão ministradas pela professora visitante do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Doutora Katherine Andrea Lemos, Ph. D. em Psicologia Social pela Universidade de Iowa, Estados Unidos, onde vive atualmente. Ela possui experiências como pesquisadora no Centro de Pesquisa de Campo da NASA, Instituto Nacional Aeroespacial americano, Departamento de Engenharia Aeroespacial da Universidade de Maryland e Departamento de Engenharia Industrial e Mecânica de Iowa.

Segundo Katherine, um acidente custa mais caro do que os proprietários das empresas imaginam. "Devemos responder às demandas com maior eficiência, tecnologia e desempenho, que inclui margens de segurança menos tolerantes", afirma a professora. Aos interessados em conhecer mais sobre o envolvimento dos fatores humanos na aviação, ela faz um convite para participarem do curso  , e diz que é uma especial oportunidade para conhecer e compartilhar informações de segurança.

Inscrições - O CENIPA fomenta iniciativas como essa para seus militares e disponibilizará suas instalações para a realização do Human Factors in Aviation Safety, mas não intermediará suas matrículas. Mais informações podem ser encontradas na página do ITA. O planejamento é que esse curso seja ministrado anualmente em Brasília e em São José dos Campos.

Experiência profissional - Katherine é profissional da área de Segurança de Voo e da Psicologia Social. Trabalhou em investigação e prevenção de acidentes na Federal Aviation Administration (FAA), nas áreas de fatores humanos na cabine de comando, engenharia e certificação aeronáutica. Defendeu a influência dos fatores humanos no processo de certificação aeronáutica, desenvolvendo novos parâmetros para a formação de pilotos de teste. E desenvolveu também atividades como investigadora no NTSB (National Transportation Safety Board).
 
A professora e psicóloga Katherine é comandante, checadora e instrutora de voo na Base da Força Aérea de Andrews (USA). Autora de diversos artigos sobre gerenciamento do erro humano, por meio de estudos de casos de acidentes aéreos reais, e publicados em revistas especializadas. Em agosto de 2013, foi palestrante-convidada do Simpósio Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos realizado pelo CENIPA,em São Paulo.