OPERACIONAL

Artilharia antiaérea especializa militares em comando e controle

Publicado: 2014-03-19 12:16:46
Novos profissionais ampliam capacidade operacional do grupo sediado em Canoas (RS)

Estágios treinam militares para atuar no setor de comando e controleO Primeiro Grupo de Artilharia Antiaérea de Autodefesa (1º GAAAD) amplia a capacidade operacional com a especialização de cerca de dez novos militares em comando e controle de defesa antiaérea. Os estágios de registrador e de locador, funções específicas dentro da estrutura do centro de controle de defesa antiaárea, foram realizados na Base Aérea de Canoas (BACO) entre os dias 10 a 14 de março de 2014. 

Os militares do próprio 1º GAAAD e do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Canoas (BINFAE-CO) participaram de instruções de aprimoramento no uso de ferramentas de comando e controle destinadas ao gerenciamento da artilharia antiaérea, como softwares que recebem e registram informações das unidades de tiro que estão dispostas no terreno. A visualização e sintetização de imagem radar, o uso das informações do Radar SABER M60 e medidas de coordenação e controle do espaço aéreo também integraram a programação de estudos.

Os estágios práticos tem por objetivo treinar os profissionais para que as informações sejam recebidas, processadas e distribuídas de maneira segura e precisa entre todos os envolvidos na estrutura de defesa antiaérea. "As informações nunca podem ser passadas de maneira demorada ou com falhas, por isso os estágios são tão importantes a proteção de todo o espaço aéreo brasileiro”, afirma o sargento Mazzorani que participou do curso.