PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 17861 > PRÊMIO – ALUNO DA EPCAR é UM DOS VENCEDORES DO CONCURSO CULTURAL “O BRASIL NA ANTáRTICA”

PRÊMIO

Aluno da EPCAR é um dos vencedores do concurso cultural “O Brasil na Antártica”

Publicado: 2014-03-07 16:59:00

O aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, a EPCAR, localizada em Barbacena (MG), Matheus Pinho Mantovani Cerqueira,19 anos, é um dos quatro vencedores do concurso “O Brasil na Antártica”. Ele foi o único entre os 600 alunos da escola a se inscrever. O resultado foi anunciado nesta quinta-feira (06/02) pela Marinha do Brasil no site da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm).

O jovem dedicou cinco dias durante as férias de verão do ano passado para produzir a animação com dois minutos e 44 segundos de duração. De acordo com as regras do concurso o tempo máximo do vídeo era de três minutos. Ele usou a técnica de stop motion (utiliza a disposição sequencial de desenhos ou fotografias) para editar os desenhos, alternando-os com fotografias.

A motivação de Mantovani para a produção audiovisual começou com atividades extraclasse realizadas na EPCAR. "Desde o primeiro ano na escola sempre houve apoio da seção de comunicação social da escola incentivando os alunos para a produção audiovisual. Então, surgiu a oportunidade para externar esse trabalho que temos feito", afirma Mantovani. Os alunos da EPCAR produzem vídeos para o canal Nascen TV, para mostrar um pouco da rotina dos estudantes para ex-alunos, familiares e interessados em ingressar na escola de ensino médio da FAB. Ouça a entrevista: 

Em 2010, Matheus venceu o concurso Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, categoria Desenho, promovido pela Unesco, que este ano teve a biodiversidade como tema, em alusão ao Ano Internacional da Biodiversidade.

Prêmio - O Diploma de Honra ao Mérito será entregue aos vencedores no continente gelado. Eles devem conhecer o local onde será reconstruída a Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz no final do mês de março, quando será realizado o 7º voo de verão do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). Cada aluno será acompanhado pelo respectivo professor indicado na ficha de inscrição. Antes do embarque no C-130 Hércules no Rio de Janeiro, o grupo vai passar por treinamento.

Mantovani está sonhando com a viagem desde quando começou a preparar o vídeo. "Vai ser uma experiência diferenciada. Vai me proporcionar conhecimento que não é qualquer um que pode chegar e conhecer como é a atuação do Brasil na Antártica", afirma o vencedor. Para ter uma ideia de como será a viagem do grupo, assista ao FAB em Ação e leia na Aerovisão como é o voar no continente gelado.

Concurso - A organização do concurso recebeu vídeos de estudantes entre 15 e 19 anos do ensino médio das redes pública e privada de ensino de todo o país. O objetivo do concurso é a reflexão sobre o papel da participação do Estado brasileiro no Continente Antártico, com enfoque nos aspectos políticos, ambientais, econômicos e sociais do país. Os vídeos inscritos deveriam ter entre um e três minutos de duração. Foram premiados dois vídeos produzidos por alunos da rede pública e outros dois da rede particular de ensino.