AJUDA HUMANITÁRIA

FAB resgata família inteira no município de Baixo Guandu (ES)

Publicado: 2013-12-27 11:19:51

Equipe da FAB resgata quatro pessoas da mesma família no Espírito Santo  Sargento Batista/Agência Força Aérea Um helicóptero Super Puma da Força Aérea Brasileira (FAB) resgatou na quinta-feira (26/12) quatro pessoas da mesma família que estavam isoladas na região de Lages, na cidade de Baixo Guandu, distante 180 quilômetros de Vitória, capital capixaba. A aeronave do Esquadrão Puma (3º/8 ºGAV) pousou em uma região montanhosa de difícil acesso e resgatou uma senhora de 75 anos com os dois netos e a mãe das crianças.

"Deus ilumine esses anjos que apareceram para salvar a gente. Lá estava muito perigoso", ressaltou a mãe, Eandra Batista. Os moradores ficaram assustados com a intensidade da chuva. "Faz 50 anos que eu moro aqui e nunca vi uma chuva dessas. A água tomou conta da casa e perdemos tudo", disse Jaciara Bimba, a avó de 75 anos.

Para esse tipo de missão, os militares planejam a rota, preparam a aeronave com o material para resgate e primeiros socorros. A tripulação mínima é de dois pilotos, um mecânico, um operador de equipamentos especiais e dois "resgateiros". Para o Tenente Infantaria André Luis Silveira, a imprevisibilidade da missão é o principal obstáculo. "O maior desafio dessas missões é ir sem saber o que vai encontrar. Tudo pode evoluir conforme as condições do tempo, do local e do estado das pessoas que vão ser resgatadas", explica o militar.

Na manhã desta sexta-feira (27/12), uma aeronave Bandeirante da FAB decolou da capital Vitória com medicamentos para a cidade de Linhares. De lá helicópteros vão distribuir o  material, composto por antibióticos, hipoclorito de sódio (utilizado para descontaminar água), analgésicos e ataduras para os municípios de São Mateus e Colatina.