FUMAÇA
Aeronaves do EDA passam por manutenção
Publicado: 2013-12-23 14:17:01

Paralelamente, dois aviões estão passando pelo trabalho de inspeção programada que consiste em uma manutenção preventiva para checar todos os sistemas da aeronave. O A-29 Super Tucano deve ser inspecionado a cada 300 horas de voo. Atualmente, a Esquadrilha da Fumaça possui onze aeronaves.
Auxiliando nos trabalhos, um grupo de oito graduados do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS) também está envolvido nas inspeções. Entre eles, existem cinco especialidades relacionadas às áreas técnicas de: estrutura, eletrônica, elétrica, manutenção de aeronaves e armamento, sendo esta última focada, especificamente, em assentos ejetáveis.
“Essa força-tarefa é essencial para que a unidade possa dar continuidade, no próximo ano, ao Programa de Implantação Operacional do A-29 Super Tucano e à formação dos novos pilotos da Esquadrilha, mantendo o alto padrão de segurança de voo, característica marcante da Fumaça”, explica o chefe da seção de Material do EDA, Major Márcio Aparecido Tonisso.
Este ano, a Esquadrilha recebeu mais três pilotos novos que voarão nas posições de nº 3, 5 e 6, dois graduados especialistas nas áreas de Manutenção de Aeronaves e de Serviços Administrativos; e mais quatro soldados para auxiliarem nos trabalhos das seções. A equipe entrou em recesso e, no fim de janeiro, irá retornar os treinamentos com o Super Tucano e dará início à formação dos novos pilotos em suas respectivas posições. Não há, ainda, data definida para o retorno das demonstrações da Esquadrilha da Fumaça.