ANIVERSÁRIO

Base Aérea de Brasília e VI Comando Aéreo Regional celebram 50 anos

Publicado: 2013-12-04 15:35:21

  Sgt Rezende/Agência Força AéreaO Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR) e a Base Aérea de Brasília (BABR) realizaram, nesta quarta-feira (04/11), solenidade militar alusiva ao cinquentenário das duas Unidades da Força Aérea Brasileira (FAB). A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares e homenageou funcionários e parceiros do VI COMAR e BABR.

Para o Comandante do VI COMAR, Major-Brigadeiro Antônio Carlos Moretti Bermudez, a data representa um marco na história das duas Organizações. “Cabe a nós a responsabilidade de continuar o trabalho que foi feito nestes 50 anos por aqueles que já passaram por aqui”, afirma.

Durante a solenidade, foram entregues honrarias a civis e militares como Medalha Militar por Tempo de Serviço, Título de Membro Honorário da Força Aérea, Medalha Comemorativa do VI COMAR e BABR. O Sargento Getúlio Brandão Figueiredo do Lago foi um dos militares que receberam a Menção Destaque Operacional do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR). “É muito gratificante receber este prêmio. Ele representa o meu trabalho na Força Aérea, da qual tenho orgulho de fazer parte e servir à Pátria”, conta o Sargento.

O Comandante da BABR, Coronel Aviador Avelar Konrad Hegermann, ressalta as expectativas para o futuro da Unidade. “Esta Base recebe as mais altas autoridades nacionais e internacionais e serve de apoio para vários eventos. Em 2014 estamos nos preparando para a chegada de seis delegações da Copa do Mundo”, revela.

VI COMAR
Pouco antes da formatura militar em comemoração ao cinquentenário, o VI Comar inaugurou um monumento alusivo à data, colocado em frente ao prédio da Unidade. Além disso, no local, foram plantadas cinco mudas de ipê para representar as cinco décadas celebradas.  Sgt Rezende/Agência Força Aérea

A Organização Militar é responsável pela jurisdição administrativa das unidades da FAB nos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Distrito Federal. Em comemoração ao aniversário, o VI COMAR realizou neste ano duas Ações Cívico-Sociais (ACISOS) que juntas totalizaram mais de 2600 procedimentos médicos e odontológico nos municípios de São João d’Aliança e Cidade Ocidental (GO).

O VI COMAR também atua operacionalmente, como na preparação dos militares participantes da Missão de Paz no Haiti.

BABR

Considerada o portal do Brasil para o mundo, a BABR já recebeu figuras ilustres como o Papa João Paulo II, a Banda U2, Chefes de Estado, Seleções de Futebol, entre outras. É da Base também que chegam e partem muitas missões humanitárias. Foi de lá que uma equipe da FAB saiu para realizar o transporte de um pulmão, que proporcionou o primeiro transplante deste tipo de órgão no Centro-Oeste.

A Base ainda é responsável por projetos sociais: o Projeto Forças no Esporte, que através do desporto proporciona inclusão social, e dois cursos profissionalizantes - o PRONATEC e Soldado cidadão – capacitando os participantes em atividades como auxiliar administrativo, pintor de obra, pedreiro de alvenaria, telefonia e segurança eletrônica.