ANIVERSÁRIO

Centro de Computação da Aeronáutica completa 30 anos de evolução informática na FAB

Publicado: 2013-12-03 09:44:57

O evento foi presidido pelo Major-Brigadeiro Bermudez  Sargento Rezende/ Agência Força AéreaO Centro de Computação da Aeronáutica de Brasília (CCA-BR) comemorou na segunda-feira (02/12) seu 30º aniversário. O evento realizado no Ministério da Aeronáutica, em Brasília, foi presidido pelo Major-Brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez e contou com a presença do Brigadeiro Intendente Pedro Arthur Linhares Lima, Diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação da Aeronáutica (DTI), além de diversas autoridades e de familiares do efetivo da Unidade.

Durante 30 anos, o CCA-BR presenciou as transformações da informática no Mundo e as incorporou à Força Aérea Brasileira (FAB). Entre elas, a mudança da informática de grande porte para a micro-informática, quando, ainda na década de 80, as Bases Aéreas e Comandos Aéreos Regionais receberam computadores por todo Brasil. Outra mudança foi a transformação dos boletins manuais em boletins eletrônicos, além da incorporação da internet e da intranet à FAB.

Para o Coronel Fernando Antonio Rodrigues Dias, Chefe do Centro, o efetivo do CCA-BR vem cumprindo com eficiência suas diversas atribuições, entre elas, manutenção da rede, combate de vírus em computadores, manutenção da internet rápida e reparo às impressoras.

O CCA-BR tem uma área de responsabilidade de 5 milhões de m² e mais de 100 Organizações Militares sob sua vigilância. Além disso, foi definido pelo Ministério da Defesa no Plano Nacional de Estratégia e Defesa, que o CCA-BR seria a Unidade da FAB responsável por proteger as informações e manter a rede segura, ou seja promover a Defesa Cibernética da Instituição.

 

 

HOMENAGENSTenente-Coronel Tânia recebe medalha por 30 anos de serviço  Sargento Rezende/ Agência Força Aérea
Durante a cerimônia militar de comemoração pelos 30 anos do Centro, foi entregue o prêmio de Destaque 2013 aos Graduado e Praça Padrão. Também foram homenageados os ex-chefes do CCA-BR, e os militares que desempenharam papel relevante na área de logística da FAB.

Por fim, foi realizada a entrega de medalhas aos militares com 10, 20 e 30 anos de serviço prestados ao CCA-BR. Algumas das agraciadas foram a Tenente-Coronel Tânia Maria Gomes Santos Lima e a Tenente Ana Maria Paes, as quais cumpriram 30 anos ininterruptos de serviço no Centro.

"Eu, especialmente, trabalhei na implantação do Sistema de Boletim, que veio a revolucionar a FAB, pois com uma única entrada de dados, você tirava boletim financeiro, boletim de diárias e histórico militar, entre outros. Essa foi a minha maior contribuição para a Força Aérea Brasileira", finaliza a Tenente-Coronel Tânia.