TECNOLOGIA

Projeto que desenvolve sistemas automáticos em VANTs conclui mais uma etapa

Publicado: 2013-11-18 13:03:57

O projeto DPA-VANT realizouVANT Acauã - Protótipo 03  Ângelo de Aquino (IAE) mais uma campanha de ensaios entre os dias 31 de outubro e 05 de novembro na Academia da Forca Aérea (AFA) em Pirassununga (SP). O objetivo é desenvolver um demonstrador de tecnologia de um Sistema de Decolagem e Pouso Automáticos (DPA) para Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT). Ao todo já foram realizados oito ensaios.

Nessa última etapa, o objetivo principal da operação foi a simulação em voo da trajetória de aproximação para pouso. Durante o teste, foram realizados 10 voos com o Protótipo 03 do VANT Acauã. A aeronave deveria seguir uma rampa de aproximação e, logo após, uma passagem sobre a pista com uma altura de 100 metros de segurança. Essa etapa do projeto foi denominada "pouso nas nuvens".

A Operação DPA 8 contou com cerca de 40 participantes de diversos setores do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). A AFA forneceu apoio logístico, que incluiu a montagem de três barracas na lateral da pista do 1º Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA), além da disponibilização de um gerador, para utilização pela equipe de ensaio e guarda de material durante a execução dos voos.