CONDECORAÇÃO

FAB entrega Ordem do Mérito Aeronáutico em Brasília

Publicado: 2013-10-23 14:20:00

Vice-presidente Michel Temer em revista à tropa  Sargento Batista/Agência Força AéreaO Comando da Aeronáutica realizou nesta quarta-feira (23/10) a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), maior comenda concedida pela Força Aérea Brasileira (FAB) a militares e civis em reconhecimento a serviços prestados à Aeronáutica e ao país. O evento, presidido pelo Vice-Presidente da República, Michel Temer, aconteceu na Base Aérea de Brasília (BABR) e homenageou 192 agraciados.

A solenidade de entrega da medalha, que contou com sobrevoo de caças Mirrage-2000 e com o desfile de tropa composta por cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), faz parte das comemorações do Dia do Aviador e do Dia da Força Aérea Brasileira, celebrados no dia 23 de outubro. Além do Vice-Presidente, o Ministro da Defesa, Celso Amorim, o Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, e autoridades dos Três Poderes compareceram ao evento.

Em mensagem, a Presidente Dilma Rousseff lembrou do trabalho exercido pela FAB em seus 72 anos de história e destacou que o êxito da Força Aérea esteve na capacidade de não se contentar com o legado de Santos Dumont, mas de avançar com profissionalismo e inovação desde a data de sua criação. “A FAB se dedica a desempenhar seu papel estratégico de manter a soberania do espaço aéreo, trabalho que lhe rendeu o reconhecimento internacional. Nossa Força Aérea participa da vida dos brasileiros com a vacina que chega ao interior da região amazônica, na patrulha marítima, nas riquezas do pré-sal, nas missões de busca e salvamento, no transporte de órgãos para transplante Brasil afora”, destacou a Presidente.
 
O Tenente-Brigadeiro Juniti Saito destacou a relevância do inventor Alberto Santos-Dumont, pai da aviação e patrono da Aeronáutica, e de outras personalidades na construção da história e do desenvolvimento da Força Aérea. “Foi incorporando esse ensinamento à edificação da nossa aguerrida Força Aérea Brasileira, que os senhores e senhoras, civis e militares de todas as épocas, têm contribuído, abnegadamente, para bem posicionarmos o poder aeroespacial brasileiro entre os mais modernos e desenvolvidos do continente americano”, ressaltou o comandante na Ordem do Dia, onde ainda destacou o fundamental trabalho do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) e os projetos desenvolvidos pela FAB, como a implantação do programa SIRIUS e a esperada aeronave KC-390. A solinidade contou com a presença de Celso Amorim e Michel Temer  Sargento Batista/Agência Força Aérea
  
Entre os agraciados com a OMA estavam Ministros de Estado, do Supremo Tribunal Federal, políticos, militares, empresários, advogados e jornalistas. Os Ministros de Estado Gleisi Hoffmann, Alexandre Padilha e Jorge Sobrinho; além de Luiz Fux, ministro do STF, e Geraldo Alckmin, Governador de São Paulo, foram alguns dos nomes agraciados pela comenda.
 
Ministro do STF, Luiz Fux, recebendo a medalha das mãos do Ministro Celso Amorim  Sargento Batista/Agência Força AéreaSegundo o Ministro do STF, Luiz Fux, a homenagem é um reconhecimento do trabalho realizado em favor dos brasileiros. “Nós civis que trabalhamos nas instituições do governo temos um objetivo comum aos militares: trabalhar em prol do país. Essa comenda é o reconhecimento que esse trabalho conjunto está sendo bem feito”, declarou o Ministro.
 
Para o Suboficial Antonio Carlos dos Santos, militar do Gabinente do Comandante da Aeronáutica (GABAER) com 22 anos de serviço à Aeronáutica, a entrega da comanda veio para marcar ainda a data que, para ele, sempre foi especial: o dia de seu aniversário. “É uma satisfação ímpar. Não tenho palavras para expressar minha felicidade que é, aos 45 anos, receber essa retribuição da Força Aérea, no dia do meu aniversário, pelos anos de serviço que prestei à instituição”, revelou o militar.     
 
Antes da entrega da OMA, Exército e Marinha realizaram uma cerimônia de saudação à Força Aérea Brasileira em homenagem ao dia do aviador no salão nobre da Base Aérea de Brasília. O acontecimento, contou com a presença do Ministro da Defesa, Celso Amorim, e representantes das três Forças Armadas.
 
DATA COMEMORATIVA – O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira, por ser a data em que o brasileiro Alberto Santos Dumont realizou o primeiro vôo com o avião mais pesado que o ar, o 14 Bis. O fato histórico ocorreu no Campo de Begatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros em 7 segundos, voando a uma altura de 2 metros de solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.

Assista ao vídeo sobre a solenidade: