MÊS DA ASA

Sábado Aéreo em Brasília atrai mais de 35 mil pessoas

Publicado: 2013-10-07 11:30:08

A aeronave C-130 Hércules foi a mais visitada pelo  Cabo V. Santos/Agência Força AéreaMais de 35 mil pessoas compareceram ao Portões Abertos da Base Aérea de Brasília (BABR), realizado no último sábado (05/09). A população pode ver demonstrações de acrobacias aéreas, paraquedismo, exposição de aeronaves e carros antigos, apresentações musicais, participar de ações sociais, entre outras atrações que reúnem toda a família. No evento que faz parte das comemorações do Mês da Asa, as crianças mais uma vez dominaram e tiveram atividades recreativas preparadas só para elas.


No espaço destinado ao público infantil, Pedro Henrique Beloni de cinco anos coloria os desenhos de aviões, enquanto seus pais faziam a dobradura da aeronave VANT. Quando perguntado sobre o quer ser quando crescer, responde sem medo, “Quero ser piloto”. Os pais do menino, Danielle de Cássia Beloni e Rivaldo Cadete Beloni, contam que essa é a segunda vez da família no evento e que o filho estava ansioso pelo momento. “O Pedro já acordou perguntando se era hoje que iria ver os aviões”.


E pensando em despertar vocações e divertir a garotada, o Projeto Kero Voar marcou presença no Sábado Aéreo com 14 réplicas de aeronaves, onde as crianças podiam entrar e passear pela base aérea. O idealizador da iniciativa, Coronel da reserva Ademir Massuia, conta a importância de oferecer às crianças o contato com os pequenos aviões. “Certamente uma geração de pilotos, comandantes, gente ligada à aviação está tendo seu primeiro momento aqui, no aviãozinho”, explica.
  Cabo V. Santos/Agência Força Aérea


Mas não só as crianças curtiram, os adultos também aproveitaram. Aos 79 anos, Luiz Fernando Sieczkowski assistiu atento aos rasantes do Caça F-2000. O tenente da reserva do Exército, vindo de Rezende (RJ), diz ser a primeira vez que viu o caça voando tão de perto. “Onde eu moro a gente só vê de longe”, diz o militar que ainda queria ver as aeronaves presidenciais: o Airbus 319 e o Embraer 190, em exposição no evento.


A população pode ver aeronaves civis e militares, entre elas o P-3 Orion - de patrulha marítima - chamado de “guardião do pré-sal” e Super Tucano, novo avião da Esquadrilha da Fumaça. Houve demonstração de resgate e salvamento com o helicóptero H-34. O avião C-130 Hércules foi o mais visitado, o público formou fila para conhecer o interior da aeronave utilizada para lançamento de paraquedistas e transporte de tropas e cargas.


O Sábado Aéreo proporcionou também ações sociais com a Esquadrilha da Saúde, através atendimento odontológico para crianças e adultos. E quem compareceu teve a oportunidade de visitar a Mostra Base Industrial de Defesa (BID-Brasil), focada nos setores de defesa e segurança.

Para o comandante da Base Aérea de Brasília, Coronel Avelar Konrad, o evento além de oferecer lazer para a família tem outro propósito. “O objetivo dos Portões Abertos é mostrar um pouco das atividades que a Força Aérea desenvolve em prol da sociedade. E também quem sabe, despertar vocações”, finaliza.