Esquadrão Mangrulho Encerra Operação em Porto Seguro-BA
No final do ano de 2007 o 4º/1º GCC, Esquadrão Mangrulho, sediado na Base Aérea de Santa Maria - RS, recebeu a missão de instalar e manter um Sistema Radar Móvel na cidade de Porto Seguro-BA, a fim de possibilitar a substituição do radar secundário SIR-M por um moderno STAR 2000. Em janeiro de 2008 o Esquadrão concluiu a instalação de um Sistema TPS-B34, que em fevereiro foi integrado à síntese do CINDACTA III, realizando a cobertura radar do setor sul da FIR Recife.
Durante o período em que o equipamento operou naquela localidade, o efetivo do 4°/1°GCC manteve o sistema em funcionamento, realizando manutenções corretivas e preventivas, além de manter toda a estrutura de sítio de campanha, com diversos equipamentos de TI (Tecnologia de Informação) do 1º GCC.
Atualmente, o tráfego aéreo na região sul da Bahia é bastante intenso, não só pelo fluxo local de vôos turísticos, mas também por ser rota obrigatória para o Nordeste e de muitos vôos internacionais. Esta operação permitiu ao DECEA realizar a substituição do radar antigo do DTCEA-PS por um equipamento mais moderno e confiável, sem interromper a prestação do serviço naquela região, mantendo a segurança e a vigilância do tráfego aéreo.
No começo deste mês de outubro, o 4º/1º GCC inicia a desmontagem do sistema TPS-B34 para ser empregado na Operação CRUZEX IV, levando o equipamento para a localidade de Mossoró – RN, para mais uma vez operar e manter um Centro Diretor Aéreo do Teatro (CDAT) em atendimento às necessidades de desdobramento da Força Aérea Brasileira.