SAÚDE
Jornada científica do HCA aborda tratamento de câncer de próstata
A XXXI Jornada Científica do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), com o tema Presente e Futuro no Tratamento de Câncer de Próstata, foi realizada na última quarta-feira (28/8), no Rio de Janeiro, e teve a presença de cerca de 150 participantes.
A abertura foi feita pelo Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Jorge Marones de Gusmão. Em seguida, o professor Miguel Srougi proferiu a palestra: “Novidades e Reflexões Pessoais sobre o Câncer de Próstata”.
“Esta jornada veio reafirmar o compromisso do HCA com o aperfeiçoamento da qualidade dos atendimentos em urologia, especialidade em que é referência no Sistema de Saúde da Aeronáutica”, disse o Major-Brigadeiro Marones.
A programação também contou com a realização de cinco painéis: “Cirurgia padrão ouro?”, ministrada também pelo professor Miguel Srougi; “Active surveillance é seguro?”, proferida pelo Capitão Médico Sandro Ribeiro Gomes, do HCA; “Radioterapia segura e eficaz?”, com o Dr. Felipe Erlich, do setor de Radioterapia do Hospital Quinta d’Or; “Robótica futuro próximo”, com o Dr. Felipe Monerat Lott, do INCA, e “HIFU – Terapia focal tem espaço?”, sendo palestrante o Dr. Gustavo Guimarães, do Hospital A.C. Camargo, de São Paulo. Em seguida, o Capitão Médico Carlos Alberto Rainho Carvalhal, chefe do Serviço de Urologia do HCA, conduziu uma mesa redonda com apresentação de três casos clínicos.
Centro de Endourologia
Na terça-feira (27/8), como parte das comemorações dos 71 anos do HCA, foram inauguradas as novas instalações do Centro de Endourologia. O ambiente também oferece mais conforto e comodidade aos pacientes. O centro possui salas mais amplas, modernas e individualizadas, sendo três consultórios, sala de litotripsia, de exames e de procedimentos urológicos.
A clínica de urologia do HCA funciona desde 1947, cinco anos após a criação do hospital. Em 1987, foi implantado o aparelho Litotriptor, o mais moderno no tratamento dos cálculos urinários daquela época. Com o aumento das necessidades de atendimento, foi criado em 1994 o Centro de Endourologia, onde são realizados todos os tipos de procedimentos urológicos.