PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 15853 > ANIVERSÁRIO BANT COMEMORA 71 ANOS

ANIVERSÁRIO

BANT comemora 71 anos

Publicado: 2013-08-08 14:03:00

Militares agraciados com a Medalha MilitarA Base Aérea de Natal (BANT) realizou na quarta-feira (7/8) cerimônia em comemoração aos 71 anos da unidade. A formatura, presidida pelo comandante do Segundo Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando Dutra Bastos, destacou personalidades civis e militares que prestaram relevantes serviços à organização com a Menção Honrosa “Amigo da BANT”.

A distinção foi entregue ao Coronel de Infantaria Luiz Antonio Ferreira Marques Ramos, comandante do 16º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro; ao Coronel da Polícia Militar Francisco Canindé de Araújo Silva, Comandante Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte; a Raimundo Rolim de Albuquerque Filho, delegado de Polícia Civil; e a Mário Miranda Silva, representante da MARPROTEC.

O comandante da BANT, Coronel Aviador João Campos Ferreira Filho, enfatizou a importância da unidade nos cenários nacional e local, no passado e no presente. A BANT concentra todas as unidades de formação operacional da aviação da FAB e sedia grandes operações aéreas. “É o reflexo do trabalho de homens e mulheres dedicados ao serviço da pátria, que fazem a história da BANT e são exemplo e estímulo para que a missão seja sempre aperfeiçoada”, disse o comandante. O reconhecimento a esses bons serviços foi destacado através da imposição das medalhas de tempo de serviço, que contemplou 38 militares da ativa e da reserva.

Durante a cerimônia também foi entregue o troféu de Campeão Geral das competições esportivas alusivas ao aniversário da BANT. A taça ficou com a equipe “D”, composta por militares do comando, dos esquadrões e do batalhão de infantaria.

História
A BANT foi criada em 02 de março de 1942, tendo sida ativada em 07 de agosto daquele ano. Na época da ativação, a BANT ocupava o setor oeste do então Campo Parnamirim, construído pelos militares norte-americanos (que ocupavam o setor leste), e que tornara-se a maior base aérea americana fora dos Estados Unidos.

A posição estratégica do aeródromo, na rota de passagem para as operações militares realizadas no norte da África e no oriente e ponto de apoio para as operações no Atlântico Sul, fizeram com que o Campo Parnamirim fosse denominado o “Trampolim da Vitória”, por ter sido determinante para o triunfo aliado na 2ª Guerra Mundial.

Atualmente, a BANT se destaca pela capacidade logística, infraestrutura (a unidade sedia a CRUZEX) e estande de tiro aéreo, além de ser a Base Aérea que sedia o maior número de unidades – oito, ainda este ano.

Nas dependências da BANT concentram-se as unidades de formação operacional da aviação da FAB, (I FAE, GITE, 2º/5º GAV, 1º/11º GAV e, em breve, o 1º/5º GAV), além da PANT, 3º/1º GCC, e DTCEA-NT.