EDUCAÇÃO
Aluno da EPCAR vai representar o Brasil em olimpíada internacional de biologia
Bioquímica, biotecnologia, microscopia, genética, dissecção de vertebrados e invertebrados: esta tem sido a rotina de estudos do Aluno Lucas Henrique de Almeida, que, após seleção nacional, se prepara para representar a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) e o Brasil na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia em setembro na Argentina.
A história tem início ainda no primeiro ano de EPCAR. Os alunos são incentivados a testar seu progresso acadêmico em olimpíadas de diversas aéreas. Redação, matemática, astronomia e astrofísica são as mais procuradas pelos jovens. Para o Aluno Lucas, a Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) foi a que chamou mais atenção: “Sempre tive uma dedicação nesta área. Fui escolhido como monitor de Biologia ainda no primeiro ano. Para auxiliar os outros, me aprofundei cada vez mais no conteúdo”.
A primeira participação na OBB foi em 2011: “A prova teórica foi difícil e não consegui uma boa colocação. Já no segundo ano, alcancei a 70° posição. Os professores viram que eu poderia ter bons resultados e investiram em aulas de aperfeiçoamento”. O resultado veio este ano na conquista do 10° lugar na Olimpíada Brasileira de Biologia e a vaga para a participação na Olimpíada Ibero-americana, deixando para trás mais de 70 mil inscritos. Esta é a primeira vez que a EPCAR alcança a fase internacional.
Juntamente com os demais estudantes selecionados para as Olimpíadas Internacional e Ibero-americana, Lucas participou de um treinamento organizado pela Associação Nacional de Biossegurança. As aulas contaram com a participação dos professores e mestres em ciências biológicas do Museu Histórico Nacional, das Universidades do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da Federal Fluminense (UFF), da Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e do Instituto de Tecnologia ORT do Rio de Janeiro.
As férias de julho foram abdicadas em prol dos estudos: “A EPCAR possui um ensino diferenciado e bons laboratórios, mas é preciso muito empenho e determinação pessoal”. Durante o período de preparação, a EPCAR conta com a parceria do Instituto Federal do Sudeste de Minas – Campus Barbacena. O instituto cedeu os laboratórios utilizados na graduação e pós-graduação para o aprofundamento da matéria e atividades práticas, requisito que vale preciosos ponto na nova etapa.