FIOCRUZ cumprimenta FAB por apoio a portadora de Síndrome de Werning Hoffman

Publicado: 2008-10-09 13:41:00

Vinte e seis de agosto de 2008 foi um dia marcante na vida de Ana Clara de Lima Gomes, de 2 anos, portadora da Síndrome de Werning Hoffman, e de sua família. A menina esteve internada desde outubro de 2007 no Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), no Rio de Janeiro e, naquela data, foi transferida para o Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira, em Recife (PE), com o apoio da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Aérea da Aeronáutica.

A viabilização do transporte de Ana Clara pela Força Aérea Brasileira (FAB) foi imprescindível, já que a doença, que se caracteriza por hipotonia generalizada progressiva, provoca dependência permanente de ventilação mecânica de suporte. O deslocamento foi realizado sem anormalidades entre as cidades do Rio de Janeiro e Recife.

Os pais de Ana Clara acompanharam sozinhos todo o período de internação da filha na capital fluminense, já que a família da menina reside em Pernambuco. O casal ficou quase um ano sem ter contato com o outro filho, de 10 anos, que ficou sob os cuidados da avó, em Recife.

Essa contribuição da FAB possibilitou que, após tantos meses de distância, a família fosse reunida novamente em Pernambuco e os pais da pequena Ana Clara pudessem contar com o apoio dos familiares no processo de revezamento de acompanhantes na internação.