COOPERAÇÃO

FAB e Secretaria de Aviação Civil assinam convênio para formar bombeiros

Publicado: 2013-07-16 14:51:00

Convênio entre SAC e COMAER para formar bombeiros  3S CarolineO Comando da Aeronáutica e a Secretaria de Aviação Civil (SAC) assinaram na sexta-feira (12/07) termo de cooperação para o treinamento de 1.031 bombeiros de aeródromo. O acordo no valor de R$16 mi foi assinado no Comando-Geral de Apoio (COMGAP), no Rio de Janeiro, pela secretária de Navegação Aérea Civil em exercício, Sônia Cristina Lopes Machado, e pelo Diretor de Engenharia da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Engenheiro Francisco Carlos Melo Pantoja.

Os cursos serão realizados nos próximos 12 meses nas cidades do Rio de Janeiro, Manaus, Anápolis, Canoas e Salvador sob a supervisão da divisão de contraincêndio da Diretoria de Engenharia da Aeronáutica (DIRENG) e coordenação do Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA). Cada turma terá 40 alunos.

Os bombeiros especializados vão atuar em 80 aeroportos de 17 estados. A região Norte receberá 192 bombeiros, o Sul 221, o Centro-Oeste 138, o Nordeste 85 e a região Sudeste 395 profissionais. O acordo atende o  Programa de Expansão de Aeroportos Brasileiros do Governo Federal e a demanda da aviação regional. A  formação dos novos profissionais vai permitir que os aeroportos recebam aeronaves maiores e mais passageiros, por exemplo.

De acordo com o diretor da DIRENG, Major-Brigadeiro Pantoja, a FAB é referência em normatização e formação no âmbito da engenharia contraincêndio. “Vamos levar mais segurança para a aviação civil e contribuir para o desenvolvimento regional”, afirma o oficial-general.