CARREIRA
Batalhão de Infantaria forma 59 soldados em Curitiba
O Batalhão de Infantaria do Segundo Centro de Integrado de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), de Curitiba (PR), formou nesta quarta-feira (03/07) 59 novos soldados. A solenidade foi presidida pelo Brigadeiro de Infantaria Amilcar Andrade Bastos.
O curso de formação teve duração de quatro meses. Durante o período, os militares tiveram aulas sobre cidadania, primeiros socorros, combate à incêndio, sobrevivência na selva, segurança do trabalho, regulamentos e outros temas relacionados à profissão militar
Na fria manhã curitibana e com a presença de familiares e amigos, os novos militares prestaram juramento à Bandeira Nacional. Para o soldado Allan de Oliveira de Freitas, o dia foi muito emocionante. "Eu lembrei das dificuldades e vitórias alcançadas. Pretendo continuar na carreira militar, prestar concursos e subir para novos postos", afirmou.
"Estou orgulhosa pela formação que o meu filho recebeu aqui nos últimos meses. Foi uma vitória para todos nós que o criamos sem a presença do pai. Para mim, ele sempre foi e será um filho padrão", disse Roseli Sales de Oliveira, mãe do Soldado Rudson, escolhido pela turma como Recruta Padrão.
Palestra e homenagem - Na cerimônia, o Cabo SGS Wagner Cristian Stella foi homenageado com o título de Instrutor Padrão e o Soldado Raphael de Amaral por ter obtido a 1ª colocação no curso. Em homenagem aos formandos, a banda de música do CINDACTA II executou um concerto musical. Após o evento, a Chefe da Seção de Investigação e Justiça, Tenente Luiza Dornelas da Silva Araújo, ministrou palestra sobre a vida militar. A militar abordou os valores militares de disciplina e hierarquia. Segundo ela, fora das organizações militares, o abandono voluntário do emprego pode implicar demissão por justa causa. Na vida militar, a situação se enquadra como crime militar, o que traz gravíssimas consequências para a vida do jovem.
Saiba mais - Por possuir um batalhão de infantaria, o CINDACTA II, é a única unidade pertencente ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) que trabalha com formação de soldados. Acesse www.cindacta2.gov.br e saiba mais sobre o CINDACTA II e a missão que realiza no controle do tráfego aéreo na região sul do Brasil.