OPERACIONAL

1º Grupo de Artilharia Antiaérea de Autodefesa realiza exercício no Sul

Publicado: 2013-06-05 16:18:02

Visando capacitar as Unidades Táticas de Defesa Antiaérea da Força Aérea Brasileira (FAB), iniciou-se no dia 04 de junho o Exercício Operacional Antiaérea I, na Base Aérea de Canoas (BACO). O Exercício tem como finalidade proporcionar o treinamento operacional do 1º Grupo de Artilharia Antiaérea de Autodefesa (1º GAAAD) para o emprego na defesa aeroespacial da Copa das Confederações 2013. A atividade se estende até 8 de junho e empregará mais de 200 militares, que exercitarão as funções dos diversos sistemas de Defesa Antiaérea: sistema logístico, de comunicações, de alerta antecipado e de armas.

As aeronaves F-5M Tiger do 1º/14º GAV, H-60L Black Hawk do 5º/8º GAV e o A-29 Super Tucano do 3º/3º GAV simularão ataques à BACO, que será protegida por Unidades de Tiro de Defesa Antiaérea, com emprego do míssil IGLA-S, de origem russa.

O comandante do 1º GAAAD, Tenente-Coronel de Infantaria José Roberto Queiroz Oliveira, ressaltou sobre a importância do exercício na preparação da tropa para a segurança de grandes eventos como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. “Esta é uma oportunidade de se empregar sinergicamente as Defesas Antiaéreas da FAB e do Exército Brasileiro num treinamento único, com economia de meios, podendo-se elevar a capacidade operacional das Forças Armadas participantes na proteção da do espaço aéreo, consequentemente, da sociedade brasileira”, disse o comandante.

O exercício contará também com a participação dos Destacamentos do Controle do Espaço Aéreo de Canoas (DTCEA-CO) e de Porto Alegre (DTCEA-PA), além do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3ºGAAAe) do Exército Brasileiro, sediado em Caxias do Sul (RS).