EDUCAÇÃO

Colégio da FAB participa de simpósio de ciências no RJ

Publicado: 2013-06-05 15:44:51

Um trabalho científico realizado pelo Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB), instituição de ensino mantida pela Força Aérea Brasileira (FAB), obteve menção honrosa no III Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, realizado no Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA). O trabalho intitulado "Projeto Extração de Óleos Essenciais de Plantas Aromáticas" obteve o primeiro lugar na categoria Pôster Ciência e Meio Ambiente. O simpósio foi realizado nos dias 16 e 17 de maio.

O projeto é coordenado pelo Suboficial Marcelo Delena Trancoso, professor de Química do CBNB, e tem a participação de quatro alunas da primeira série do Ensino Médio. A pesquisa consiste em demonstrar a obtenção de óleos essenciais de plantas aromáticas, que podem ser extraídos de raízes, caules e folhas. Esses óleos possuem grande importância industrial e podem ser empregados nas indústrias de perfumaria, cosméticos, alimentos e farmacêutica, sendo geralmente os componentes de ação terapêutica de plantas medicinais. A extração desses óleos é realizada pelas alunas que trabalham no projeto, cujas atividades são desenvolvidas no laboratório de Química do Colégio.

Outros dois trabalhos científicos realizados pelo CBNB foram apresentados no simpósio: “Modelagem dos vírus da Aids, da Dengue, da Hepatite B e do HPV”, coordenado pelo professor de Matemática, Edison de Sousa, junto a alunos do Ensino Médio; e “Coleta do óleo usado: preservando o meio ambiente e demonstrando a importância das práticas de química no ensino de ciências”, coordenado pelo Suboficial Marcelo Delena Trancoso.