PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 15181 > MEIO AMBIENTE – COMGAP INICIA PROGRAMA DE REFLORESTAMENTO

MEIO AMBIENTE

COMGAP inicia programa de reflorestamento

Publicado: 2013-06-05 09:41:00

Comandante do COMGAP participa de reflorestamentoMarcando o Dia da Mata Atlântica, o Comando-Geral de Apoio (COMGAP) recebeu alunos do Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB) para realizar o plantio de mudas de diversas espécies na área verde da unidade. Cerca de 100 crianças com idades entre nove e dez anos participaram da ação, que ocorreu na segunda-feira (27/5), na Ilha do Governador, Rio de Janeiro.

O Suboficial José Luiz Garruthe de Almeida, professor do CBNB, explicou os aspectos da Mata Atlântica, a degradação e a importância de preservar e recuperar a floresta. Após assistir um vídeo sobre reflorestamento, as crianças seguiram até o espaço destinado ao plantio. Na primeira etapa, 2 mil mudas de espécies como ipê, aroeira e jequitibá, entre outras típicas do bioma Mata Atlântica, serão plantadas para recuperar uma área de aproximada 100 mil metros quadrados. “Eu plantei um monte de árvores, foi muito legal. A gente pegou a muda, jogou areia e depois água. Daqui um tempo elas vão crescer e virar uma floresta enorme”, contou a estudante Yasmin Ferreira Mendonça, de nove anos.

Para a professora Elaine Regina Maurício de Souza, essa foi uma experiência significativa para as crianças, pois uniu aspectos teóricos e práticos para complementar a aprendizagem. “Certamente é uma atividade que elas jamais vão esquecer, pois tudo que elas assistiram durante a palestra puderam vivenciar logo depois. Também há o aspecto emocional de participar de uma atividade de grupo, despertando a consciência para a coletividade e a preservação ambiental”, elogiou a educadora.

Reflorestamento
Acompanhado pelos estudantes, o Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior, realizou o ato inaugural do programa. Ele plantou uma muda de pau-brasil, árvore simbólica da Mata Atlântica e ameaçada de extinção.

Na terça-feira, os efetivos do COMGAP e do Parque de Material Bélico do Rio de Janeiro (PAMB-RJ) continuaram a atividade, plantando outro lote de mudas. Até o final do ano, a previsão é que sejam plantadas 10 mil mudas, que estão sendo doadas pelo Grupo Baldim Bioenergia.