CAPACITAÇÃO

Oficiais de Nações Amigas realizam viagem de estudos

Publicado: 2013-05-28 19:27:35

Oficiais de Nações Amigas (ONA) e alunos do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM) 2013 realizaram, de 21 a 24 de maio, viagem de estudos com a finalidade de conhecer as Organizações de Ensino do Comando da Aeronáutica (COMAER). O objetivo da atividade, prevista no Plano de Unidades Didáticas da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), é identificar as características institucionais das Organizações de Ensino do COMAER e as atividades nelas desenvolvidas.

A viagem foi uma oportunidade dos Oficiais de Nações Amigas terem o primeiro contato com aspectos da história e da cultura brasileiras fora do âmbito do Rio de Janeiro.
A viagem incluiu visitas à Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), à Academia da Força Aérea (AFA) e à Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR).

Na EEAR, além de um detalhado briefing apresentado pelo Comandante, Major-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, os Oficiais tiveram a oportunidade de conhecer aspectos da formação militar e técnico-especializada do futuro graduado da FAB, por meio de visitas a diversos Pavilhões de Ensino e ao novíssimo “ESM-Escola”.

No dia 22 de maio, na AFA, além de tomarem contato com a instrução de voo da Instituição, por meio de visitas aos Esquadrões de Instrução Aérea e ao Simulador de Voo do T-27, os Oficiais de Nações Amigas foram homenageados pelo Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Carlos Eduardo da Costa Almeida, em solenidade no Corpo de Cadetes da Aeronáutica. “Fiquei emocionado ao constatar o sentimento patriótico e o elevado moral dos Cadetes no desfile militar, nos gritos de guerra, no cântico dos hinos”, disse o Coronel Sacazanga, da Força Aérea de Angola. Os Oficiais visitaram também o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA).

No dia seguinte, foi efetuada a visita à EPCAR. O Comandante, Brigadeiro do Ar Alex Picchi Izmailov, apresentou a Escola, e os Oficiais assistiram a apresentações de aeromodelismo e de voo simulado em computador pelos próprios Alunos. A Comitiva, chefiada pelo Coronel R1 João Rafael Mallorca Natal, acompanhado de Oficiais Instrutores da ECEMAR, visitou as instalações do Laboratório de Física e teve contato com projetos de geopolítica apresentados pelos professores da EPCAR.

Ao final das visitas, os Oficiais-Alunos de Nações Amigas afirmaram que “o jovem, ao formar-se, é um Oficial ou Graduado de muita qualidade”.