COMANDO
III COMAR, no Rio de Janeiro, tem novo comandante
O Major-Brigadeiro-do-Ar Raul Botelho assumiu o comando do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR) na segunda-feira (08/04). O oficial-general recebeu o cargo do Tenente-Brigadeiro-do-Ar Rafael Rodrigues Filho. A solenidade foi presidida pelo Comandante-Geral de Operações Aéreas, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Nivaldo Luiz Rossato. Os ex-Comandantes da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Carlos de Almeida Baptista e Tenente-Brigadeiro-do-Ar Luiz Carlos da Silva Bueno, além de membros do Alto Comando também acompanharam a cerimônia.
O Major-Brigadeiro Botelho possui 40 anos de carreira na Força Aérea Brasileira. O último cargo exercido por ele foi o de Chefe do Estado-Maior do Comando Geral de Apoio (COMGAP). O Tenente-Brigadeiro Rodrigues Filho, que comandou o III COMAR por aproximadamente um ano, assumirá o cargo de Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) na próxima semana.
Unidades - O III COMAR tem como missão coordenar, controlar e executar as atividades administrativas e logísticas necessárias ao funcionamento das seguintes unidades subordinadas: Base Aérea dos Afonsos (BAAF), Base Aérea do Galeão (BAGL), Base Aérea de Santa Cruz (BASC), Prefeitura de Aeronáutica dos Afonsos (PAAF), Prefeitura de Aeronáutica do Galeão (PAGL), Grupamento de Apoio do Rio de Janeiro (GAP-RJ), Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial do Rio de Janeiro (BINFAE-RJ), Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial dos Afonsos (BINFAE-AF), Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial do Galeão (BINFAE-GL) e Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo (3º ETA).
Além disso, o III COMAR realiza as ações de Segurança e Defesa da sua competência e exercer a representação do Comandante da Aeronáutica e o comando territorial da área sob sua jurisdição, que abrange os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.