Nota Oficial N° 3 (28 jan 12h00)

Tragédia em Santa Maria

Publicado: 2013-01-28 12:15:00

Até a manhã desta segunda-feira (28/01), a Força Aérea Brasileira transportou 39 feridos de Santa Maria (RS) para Porto Alegre. Quinze pessoas foram transportadas durante a madrugada a bordo das UTIs aéreas da FAB.

Os feridos são levados para Porto Alegre após decisão conjunta de médicos, que avaliam a necessidade de transporte e o quadro clínico. Durante o voo, cada paciente é acompanhado por pelo menos um médico e um enfermeiro.

No total, cerca de mil militares da FAB participam da missão, sendo 64 médicos e enfermeiros, além de 4 psicólogos. Os voos de UTI aérea até o momento envolveram aviões SC-105 Amazonas, C-95 Bandeirante, C-98 Caravan e helicópteros H-60 Blackhawk. Mais aeronaves estão de prontidão para acionamento em caso de necessidade.

Lamentavelmente, entre as vítimas fatais do incêndio na boate Kiss estão cinco militares da Força Aérea Brasileira: o Sargento Luiz Carlos Ludin de Oliveira e os soldados Giovani Krauchemberg Simões, Leandro Nunes da Silva, Rodrigo Dellinghausen Bairros Costa e Rhuan Scherer de Andrade.

Todos eram do efetivo da Base Aérea de Santa Maria e serão sepultados no Rio Grande do Sul.

Brigadeiro-do-Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica