CARREIRA

Instituto Tecnológico de Aeronáutica forma 107 novos engenheiros

Publicado: 2012-12-17 16:11:00

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) formou 107 novos engenheiros no último sábado (15/12). A solenidade de colação de grau foi realizada no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), e presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito.

Do total de formandos, 30 optaram pela carreira militar. Eles foram designados 1º Tenente Engenheiro da Força Aérea Brasileira. A cerimônia militar de entrega das espadas, símbolo do oficialato nas Forças Armadas, foi realizada no mesmo dia.

Paraninfo -  O paraninfo da 63ª turma formada no ITA foi o professor titular do Departamento de Neurobiologia e Codiretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University (EUA), Dr. Miguel Ângelo Laporta Nicolelis. Para ele, o ITA é uma dinastia de mérito, excelência e coragem, como poucas no Brasil.  Ele afirmou ainda que os novos engenheiros, agora, são membros da família de um homem que mudou a humanidade: Alberto Santos Dumont. “A mensagem que eu deixo para os formandos é: jamais desistam, pois vocês vêm de um lugar onde o impossível se transformou em factível”, disse o paraninfo em seu discurso.

Homenagens - O 1º Ten Eng Levi Maia Araújo recebeu a espada de oficial das mãos do Diretor do DCTA, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Ailton dos Santos Pohlmann. O jovem engenheiro foi o primeiro colocado entre os aspirantes, posto ocupado pelos estudantes que optam pela carreira militar. Para Levi, a escolha foi uma decisão natural, pois acredita que seus ideais combinam com a vida militar. “Procuro sempre dar o melhor de mim, independente de qualquer premiação”, explica ele sobre a primeira colocação.

Já na cerimônia de colação de grau, sete formandos foram homenageados. Definidas de acordo com as notas obtidas durante os três últimos anos de curso e tendo como tradição ser exigente na avaliação dos padrões de excelência, das três honrarias concedidas pelo ITA, apenas duas cumpriram os requisitos para serem entregues.

Saiba mais sobre as honrarias concedidas aos formandos do ITA:

Cum Laude: concedida aos alunos que tenham obtido média geral MB (Muito Bom), acima de 8,5 (em uma escala de zero a dez), e nenhuma nota-de-matéria inferior a MB. Em 62 anos de ITA, apenas seis formandos obtiveram esta honraria. Em 2012, nenhum.

Magna cum Laude: concedida aos alunos que tenham obtido média geral MB (Muito Bom), acima de 8,5 com, no mínimo, 50% de notas-de-matéria L (Louvor), ou seja, acima de 9,5. Em 62 anos de ITA, 31 formandos foram agraciados com esta honraria; em 2012 foram quatro.

Summa cum Laude: outorgada aos engenheiros que obtiveram média geral L (Louvor), isto é, aproveitamento igual ou superior a 9,5 (na escala de zero a dez). Láurea maior deste Instituto, 23 alunos obtiveram semelhante desempenho e, nesta última turma de formandos, três conquistaram a distinção.