LUTO
Corpo de Niemeyer chega à Base Aérea de Brasília para velório
O corpo do arquiteto Oscar Niemeyer acaba de deixar a Base Aérea de Brasília (BABR) em carro aberto do corpo de bombeiros rumo ao Palácio do Planalto onde será velado. O corpo chegou a bordo do avião presidencial e foi recebido com honras fúnebres por uma guarda do Cerimonial Santos Dumont, composta por 70 militares do Batalhão de Infantaria da Base Aérea de Brasília. Houve também uma salva de tiros. A viúva, Vera Lúcia, e familiares estavam no avião. O governo do Distrito Federal decretou luto oficial de sete dias.
O avião da Presidência pousou às 14h20 vindo do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, de onde decolou às 12h46. O velório será entre 15h e 20h. Na primeira hora, o velório será aberto apenas a autoridades e jornalistas. A partir das 16h, será a vez de o público se despedir do arquiteto.
Autor do projeto de Brasília, Niemeyer morreu na noite desta quarta-feira (5/12), aos 104 anos, no Rio de Janeiro, em decorrência de uma infecção respiratória. Ele estava internado desde 2 de novembro no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul da capital fluminense.
O profissional imprimiu as marcas do seu trabalho em várias obras da Força Aérea Brasileira (FAB), como os prédios que fazem parte do complexo do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na época CTA, em São José dos Campos (SP). Conheça aqui as contribuições do arquiteto.