ESPAÇO

CLA inicia lançamento da Operação Iguaiba

Publicado: 2012-11-26 14:26:00

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, inicia a partir desta semana o lançamento de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) como parte das atividades da Operação Iguaiba. A operação iniciada no último dia 19, em Alcântara (MA), é realizada em conjunto com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) com objetivo de lançar e rastrear o foguete de sondagem VS-30/ORION V10.

O foguete irá portar uma carga útil científica com experimentos de universidades e institutos de pesquisas. O lançamento do FTI está previsto para ocorrer nesta próxima quinta-feira (29). O foguete de treinamento é o outro modelo do projeto FOGTREIN desenvolvido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a indústria nacional.

Além do FTI, faz parte do projeto iniciado em 2008 o Foguete de Treinamento Básico (FTB), ambos lançados do CLA e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte. O projeto tem o propósito de capacitar o pessoal de operações, verificar os meios associados aos lançamentos e obter a certificação e qualificação dos foguetes.

O lançamento desta quinta testará também as condições do CLA para o lançamento do VS-30/ORION V10. A expectativa é que o veículo de sondagem carregado com experimentos do IAE, do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), possa ser lançado na segunda semana de dezembro.

O veículo de sondagem, o décimo da série, é fruto de uma parceria com o Centro Espacial Alemão (DLR). Os especialistas alemães poderão discutir com as equipes do DCTA a integração da interface entre o primeiro e segundo estágios do veículo VS-30/ORION V10.

Os alemães também participarão da obtenção de dados por telemedidas, por meio de uma Estação Móvel, doada pelo DLR e operada pelo IAE. O CLBI atuará como Estação Remota na Operação Iguaiba, rastreando por telemedidas e radar a parte alta (acima de 90 km) da trajetória do VS-30/ORION V10.

FOGUETE DE TREINAMENTO INTERMEDIÁRIO
Comprimento total: 5.500 mm
Apogeu: superior a 54 km
Tempo total de voo: 203 s
Distância percorrida relativa ao local de lançamento: 90 km

VEÍCULO DE SONDAGEM VS-30/ ORION V10
Comprimento total: 8.870 mm
Apogeu: aproximadamente 450 km
Tempo total de voo: 680 s
Distância percorrida relativa ao local de lançamento: da ordem de 35 km (1º estágio) e mais de 300 km (2º estágio com a carga útil)