ESPORTE
Mais de 3 mil atletas participam da Corrida Santos Dumont em São Paulo
A 9ª edição da Corrida Santos Dumont reuniu mais de 3 mil atletas em São Paulo. O evento foi realizado na última sexta-feira (12/10) no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) e faz parte das comemorações do Mês da Asa, que celebra do Dia do Aviador e da Força Aérea, em 23/10. A corrida foi realizada em percursos de 10km, 5km e caminhada.
O primeiro colocado da categoria especial, 10 km, foi o atleta queniano Hillary Kipgetich Kibet, com o tempo de 30 minutos e 41 segundos. Com catorze segundos de diferença, o segundo colocado foi o corredor brasileiro Luis Paulo da Silva Antunes.
Na categoria corrida 5 quilômetros feminino, a primeira colocação ficou com a corredora Marta Barbosa dos Santos. Integrante da equipe Atletas do Futuro, da cidade de Novo Horizonte, a atleta correu pela primeira vez a Santos Dumont e disse ter ficado surpresa com o resultado. “Estava treinando forte, mas não passou pela minha cabeça ser a primeira colocada geral dos cinco”, disse ela que venceu a prova com o tempo de 20 minutos e 31 segundos.
Caminhada - Esta modalidade atrai a cada ano mais pessoas. É o caso da Leonina Janete da Costa Oliveira, 50 anos, que veio de Minas Gerais com um grupo de amigas de São Paulo para participar da corrida. “Venho para cá já faz três anos”, disse Leonina que é chamada carinhosamente de Nina. “Você pensa que eu com 50 anos não vou completar a corrida?!”, comentou Nina. Uma hora e trinta e oito minutos depois da largada, Nina e o grupo de 12 amigas chegaram ao final da caminhada de 5km firmes e fortes. “Vencemos mais uma”, comentou ela sorrindo e ainda cheia de energia.
Superação - A corrida reserva algumas histórias de superação. Ersea Alves é deficiente visual e há três anos consecutivos participa da Santos Dumont com o seu cão guia, chamado de Toby, e um casal de amigos.
Batalhão - A tropa do Batalhão de Infantaria Bandeirante do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR) correu em forma e uniformizada durante os 10 quilômetros. Enquanto corriam, os militares cantavam canções da Força Aérea Brasileira estimulados pelos aplausos dos espectadores. Dentre os militares, os seis primeiros colocados foram o soldado Otávio, e os sargentos Richard, Bueno, Botelho e Evangelista.
Dentre os participantes das Forças Armadas, o melhor colocado do Exército foi o Capitão de Infantaria Moreira do 2º Batalhão de Polícia do Exército e da Marinha foi o Fuzileiro Naval Trajano do 8º Distrito Naval.