SEGURANÇA DE VOO
Em reunião no CENIPA, gerentes debatem programa de segurança da manutenção
Debater o Programa MOSA (Maintenance Operations Safety Audit/ Auditoria de Segurança nas Operações de Manutenção) foi o objetivo do encontro dos segmentos das aviações civil e militar nesta semana (26/09) no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), em Brasília. O programa funciona como ferramenta gerencial para mitigar riscos à segurança no ambiente de manutenção de aeronaves.
O coordenador do Programa, Maurício Luiz Maranhão Pinto, explicou que o MOSA atua nos serviços de manutenção para verificar ameaças existentes, erros ou condições inseguras, sem apontar culpado, mas gerenciando o serviço em condições normais de trabalho. A adequação dos manuais e equipamentos de apoio, clima organizacional, normas e procedimentos, condições ambientais e fatores humanos foram temas debatidos no encontro, que reuniu ANAC, Helibrás e empresas aéreas.
A prevenção na manutenção foi a palestra apresentada pelo investigador Milton Cardoso de Lima, do Quinto Serviço Regional de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), órgão ligado ao CENIPA. Ele também destacou o papel das auditorias de segurança na correção de falhas do sistema de manutenção de aeronaves e componentes.
“O Programa é uma abordagem inteligente para gerenciar os possíveis erros humanos e reduzir os índices de acidentes e incidentes na aviação”, afirmou do vice-chefe CENIPA, Coronel-Aviador Luiz Cláudio Magalhães Bastos. Esse é um programa que precisa ser levado a sério pelo nível gerencial nas empresas e organizações, mas sem o caráter punitivo, explicou Coronel Magalhães.
O Programa MOSA surgiu na 52ª. Reunião do CNPAA (Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) em 2009 e sua aplicação tem sido recomendada pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).