AÇÃO SOCIAL

Hospital de Aeronáutica de São Paulo atende população de São Roque (SP)

Publicado: 2012-08-10 12:56:00

O Hospital de Aeronáutica de São Paulo (HASP) iniciou nesta sexta-feira (10/8) uma Ação Cívico Social (ACISO) em São Roque, interior de São Paulo. O Hospital de Base montado na cidade oferece para a população atendimentos em várias especialidades médicas como, por exemplo, Cardiologia, Urologia, Dermatologia, Endocrinologia, Oftalmologia, Pediatria e, ainda, consultas com nutricionistas, consultas odontológicas, aferição de pressão, exame de glicose e palestras educativas.

Rosa Martinês Oliveira, 50 anos, é uma das que se sentiu beneficiada com essa Ação do HASP. Ela fez medição da taxa de glicose, aferiu pressão, fez consulta com a nutricionista, recebeu atendimento dermatológico e com a receita retirou o medicamento prescrito na farmácia instalada no Hospital de Base.

“Fiquei muito feliz em ser bem recebida, fiz muita coisa pela minha saúde”, disse Rosa, avó da Vitória Oliveira de 9 anos que aproveitou a sugestão da avó e fez limpeza nos dentes, aplicou fluor e recebeu um kit odontológico contendo um livrinho educativo sobre escovação, um creme dental e uma escova de dentes.

A farmácia montada para distribuição de medicamentos indicados com receita pelos médicos militares da ACISO conta com 42 tipos de medicamentos entre pomadas, comprimidos, xaropes etc. Só hoje, primeiro dia da ACISO, foram distribuídos mais de 14 tipos diferentes de medicação.

João Batista Araújo, 50 anos, fez um eletrocardiograma pela segunda vez na vida. “Se não fosse vocês acho que nunca mais faria um exame desses”, disse João.

Neste primeiro dia de ACISO em São Roque foram atendidas 39 pessoas na odontologia, 32 na dermatologia, 32 na endocrinologia, 32 na oftalmologia, 31 na urologia, 17 na cardiologia só pela parte da manhã, 15 na pediatria e mais de 200 pessoas fizeram exames de glicose, aferiram pressão e fizeram cálculo de seu Índice de Massa Corporal recebendo orientações nutricionais de como ter uma alimentação saudável evitando doenças no futuro.

Segundo o Coronel-Médico Antonio Ernani Grillo Jordão, Diretor do Hospital de Aeronáutica de São Paulo, a meta é atender 100% dos pacientes atuando como uma força tarefa da saúde em São Roque.

“Além de ser uma ação social a ACISO também é uma forma de simular o desdobramento de uma organização de saúde, no caso, do HASP, em apoio a atividades aéreas ou ações de defesa civil”, analisou o Diretor do Hospital de Aeronáutica de São Paulo.