RIO + 20

VANT monitora região do Riocentro durante conferências de Chefes de Estado

Publicado: 2012-06-21 16:24:00

Pela primeira vez, desde que começou a ser operada pela Força Aérea Brasileira, a aeronave remotamente pilotada (ARP) está sendo empregada em um grande centro urbano. Também conhecido como Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), o RQ 450 monitora a região do Riocentro durante as conferências dos Chefes de Estado da Rio + 20. Por meio de sensores e câmeras, transmite imagens em tempo real para o Centro de Controle Operacional (CCOP).

A ARP pode realizar monitoramento de trânsito e de multidões, além de ações de reconhecimento, busca, vigilância e inteligência. “Nossa atuação é separada do tráfego aéreo normal. Ficamos na região em que o espaço aéreo está restrito”, afirma o comandante do Esquadrão Hórus (1º/12º GAv), Tenente-Coronel Donald Grankow. Segundo ele, a aeronave tem autonomia de voo de até 15 horas. “Podemos permanecer por horas monitorando o mesmo ponto”, garante.

Do interior de um abrigo (shelter) especialmente montado para operações militares, pilotos são capazes de controlar a aeronave a quilômetros de distância por meio de um sistema de enlace de dados. A ARP permite que missões de reconhecimento aéreo com a possibilidade de transmissão das imagens em tempo real para qualquer localidade do Brasil.

O Esquadrão Hórus, localizado na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, é a única unidade da Força Aérea Brasileira a operar a ARP. O RQ-450 é fabricado por uma empresa de Israel e, além dos fins militares, também pode ser empregado na área de segurança pública, no controle de desmatamento e em operações de defesa civil.

A aeronave possui 450 Kg de peso de decolagem e pode embarcar vários sensores simultaneamente. Ela mede 6 metros de comprimento por 8 metros de envergadura (da ponta de uma asa a outra). Voa a 110 km/h, pode atingir cerca de 5 mil metros de altitude e permanecer em voo por mais de 15 horas.

A Rio + 20 é uma das maiores operações em que o VANT é empregado. A aeronave também realizou missões durante a operação Ágata I, em Manaus (AM), em agosto de 2011. Na ocasião, o RQ-450 localizou uma pista de pouso clandestina que, posteriormente foi bombardeada por caças da FAB.